[Araucaria Dx] RES: Mais uma proposta "revolucionária" da ANATEL ou será do Bolsonaro

João Costa > CT1FBF ct1fbf em gmail.com
Domingo Setembro 13 05:45:15 -03 2020

Calma,  as únicas coisas que tenho em mãos é a minha licença nacional
(CAN),  a CEPT equivalente, além do Convênio de 1972. A CEPT só me permite
operar em países CEPT ou países signatários, como por exemplo a maioria se
não mesmo a totalidade dos Estados da EUA.

O convênio, penso que diz respeito á instalação de estação fixa e de
licença equivalente para essa situação. Agora como a maioria dos países já
não exige exame de aptidão de morse, corro o sério risco de ter a classe A
em Portugal e ter a classe C no Brasil. Neste momento em Portugal há 6
classes aqui denominadas categoria, as antigas C, B e A mas que são na
prática somente remanescentes, isto é todos podem sair na prática mas
ninguém pode novamente entrar, e as novas categorias 3, 2 e 1. Atenção que
o documento anexo ao Decreto-Lei vigente denominado de Procedimentos para o
serviço de amador que termina as equivalências e direitos das COER 's A e B
em Portugal, como podem verificar, por exemplo, no Capítulo V para estações
móveis e portáteis.
Ver em https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=954649

João Costa (CT1FBF)