[Araucaria Dx] Mais uma proposta "revolucionária" da ANATEL ou será do Bolsonaro

pu3hag - h. garcia pu3hag.l em gmail.com
Segunda Setembro 14 12:22:59 -03 2020

Olá João, colegas bom dia! Acho que temos chance aqui de recuperar o que
está acontecendo:

1. no começo de 2017 o conselho da Anatel incluiu na sua agenda regulatória
bienal uma iniciativa de *simplificação da regulamentação do serviços de
telecom.
2. pelo que pude ver no sistema da Anatel, a temática de radioamadorismo
foi trabalhada até Nov/2018, quando houve um consulta a área legal.
3. no começo de 2019, o conselho da Anatel reincluiu na agenda a
simplificação da regulamentação  de 11 (onze) serviços telecom. O Serviço
de Radioamador é apenas um deles.
4. a partir de Jul/2020 várias secretarias da agência são engajadas
internamente para começar os trabalhos.
5. a iniciativa de Simplificação da regulamentação de serviços de
telecomunicações deve produzir até o final de 2020 um Relatório de Análise
de Impacto Regulatório (AIR).
6. a Consulta Pública 65 de Set/2020 - que causou toda essa comoção na
comunidade radioamadorística no BR - é o instrumento que o grupo de
trabalho usa para obter subsídio/feedback da sociedade.

Conversei com um colega engenheiro sobre esta iniciativa. Ele tem um
palpite que achei interessante: a Anatel possui quantidade muito grande de
serviços, pessoas e sistemas. Cada vez que um serviço inclui uma
particularidade, é mais procedimento, validação e fiscalização que precisa
ser incluída no escopo dos servidores e processos internos. Eis o possível
motivo da Anatel em emergir os temas de exames de classe, indicativos por
estado e indicativos especiais... tais particularidades só existem no
serviço de radioamador.

Este ponto de vista é corroborado pela própria consulta pública:

“A convergência das redes e serviços de telecomunicações tem se tornado uma
realidade cada vez mais presente no setor. Diversos serviços são oferecidos
por meio de uma mesma plataforma, ou pelo menos na forma de ofertas
conjuntas (ainda que por plataformas distintas). Nesta linha, a
regulamentação tem também convergido a fim de tratar cada temática de
maneira única para os diversos serviços. Exemplos recentes são a
regulamentação sobre direitos de consumidores de serviços de
telecomunicações, editada pela Agência em 2014, e de qualidade destes
serviços, atualmente em unificação na Agência, além da regulamentação afeta
à competição que já traz uma natureza transversal aos diferentes serviços
de telecomunicações. Ato contínuo, os regulamentos dos diversos serviços de
telecomunicações de interesse coletivo, em especial os quatro maiores,
também devem evoluir neste sentido, simplificando e unificando tais regras
no que for possível.”

Comentários finais:

- A agenda da Anatel inclui a iniciativa de Simplificação da regulamentação
de serviços de telecomunicações
- Fazem parte do escopo da iniciativa 11 serviços (Radioamador é apenas um
deles)
- Segundo a Anatel, as alternativas incluídas na Consulta Pública 65 "tem,
neste momento, caráter tão somente exemplificativo e não representa a
escolha do caminho a ser seguido"
- Governo Federal estaria envolvido? Sim, é possível, pois temos uma
Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital
(vinculado ao Ministério da Economia). Embora a Anatel goze de autonomia, é
legítimo que o Governo Federal use seus assentos junto ao conselho da
Anatel a fim de promover sua política de desburocratização.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser discutir o assunto, por favor, fique
livre para enviar uma mensagem em direto. Ficarei feliz em atendê-lo!

73, pu3hag