[Araucaria Dx] WAZ - Delay

Orlando Perez pt2op em hotmail.com
Sábado Dezembro 5 20:51:56 -03 2020

Amigos,

Realmente os diplomas QRZ são pagos e, ao meu ver, não vale a pena porque são caros. Fico apenas com o registro na minha página QRZ.
Tem um colega aqui de Brasília que conseguiu até imprimir 2 diplomas e não foi cobrado por isso, mas eu já trabalhei os 8 disponíveis, sou contribuinte "premium" do QRZ e sempre que tentei imprimir, qualquer deles, sou direcionado para a página de pagamento.

Acho que pagar 25 dólares (eu como assinante premium tenho desconto e só preciso pagar US$ 19,94) para o DX100 da QRZ é melhor pagar o DXCC da ARRL.

Para quem gosta de modos digitais, principalmente FT8, tem vários clubes que oferecem diplomas interessantes e muito bonitos visualmente.
O FT8DMC, por exemplo, é totalmente gratuito, tanto a filiação quanto o download dos diplomas.
Outros como European Ros Club, Activity Group of Belarus, Croatian Digital Group tem a filiação grátis (com bonitos certificados de membros) mas os diplomas são pagos. Se quiser que mandem impresso saem por 25 a 30 verdinhas, mas em alguns a opção de baixar em .pdf sai baratinho, de 1 a 4 dólares, pagos via paypall.

Uma particularidade é que usam um aplicativo auxiliar "UltimateAAC" (do European PSK Club) que procura no seu log automaticamente quais os diplomas de vários clubes a que você já tem direito, disponibilizando-os para baixa ou pagamento.

O FT8DMC não exige confirmação do QSO pela estação com a qual você fez contato, acreditando que todos são honestos.
Os diplomas são concedidos baseando-se apenas no seu log, que você atualiza e o Ultimate procura por novos diplomas ou endossos.
Os diplomas do FT8DMC são bastante vistosos e muitos colegas os tem exposto em suas páginas do QRZ.

Aqui no Brasil o Natal Digital Group faz parte da plataforma do Ultimate. O coordenador é o Ed, PS7DX.

O eQSL também tem diplomas grátis e a maioria progressivo através de endossos por modo, banda, quantidade de QSO. Pena que a arte seja bastante simplória para a maior parte deles

73

Orlando .'. PT2OP

________________________________
De: Araucaria <araucaria-bounces em araucariadx.com> em nome de DXer <hfdxmonitor em gmail.com>
Enviado: sábado, 5 de dezembro de 2020 19:17
Para: araucaria em araucariadx.com <araucaria em araucariadx.com>
Assunto: Re: [Araucaria Dx] WAZ - Delay

Ola Carlos,

Se nao mudaram desde a ultima vez que li a respeito, os "certificados"
da QRZ sao de graca, mas so se voce ficar satisfeito com apenas uma
banner indicando o mesmo na sua pagina do QRZ. Tem custo se voce quizer
um certificado fisico, ao redor de $25 cada um, com desconto para
membros pagantes do QRZ.

O eQSL agora exige pelo menos Bronze membership, a um custo de $12 por
ano, para certificados PDFs ilimitados durante o ano.

73 de Vince, VA3VF

Esse é um dos motivos da grande massa de pedidos de confirmação no QRZ.COM.
o valor dos diplomas são menores e o envio mais rápido, acredito até que
seja PDF.

A ARRL só se mexeu, em relação ao Log eletronico, com o advento do E-QSL.
Não quis perder espaço e já invalidou qualquer tentativa de usar os Eqsl
como confirmação.

Vince está correto. Um PDF resolve a questão. Os endosso que venham pelos
Correios, mas o diploma pode ser PDF, com uma folha diploma, papel grosso,
até texturizado, compra-se facil numa papelaria. Até por unidade.