[Araucaria Dx] WAZ - Delay

DXer hfdxmonitor em gmail.com
Sábado Dezembro 5 20:15:35 -03 2020

Nao sabemos exatamente o que aconteceu, seria preciso um "whistleblower"
nos passar informacoes internas, mas enquanto isso nao acontecer, so nos
resta "especular".

E preciso notar que os dois servicos sao distintos. O eQSL se
autodenomina um Centro de Cartao QSL Eletronico, o LoTW e um confirmador
de contatos eletronicos. Pode parecer a mesma coisa na pratica, mas nao e.

O eQSL nao se propoe a checar a autenticdade dos contatos, apenas a
identidade do radioamador, e essa "garantia" foi introduzida depois dos
contatos com a ARRL, se nao me falha a memoria, como uma forma de
atender a ARRL, que no final nao foi suficiente para um acordo.

O meu"problema" e que o eQSLs estao mais sujeitos a manipulacoes, da
mesma forma que os QSLs de papel, mas a via eletronica facilita isso
mais ainda. O eQSL nao deveria publicar a data e hora do contato antes
do match. Nao precisaria ser totalmente 'cega' como o LoTW, mas poderiam
ter usado o mesmo metodo do ClubLog.

A ARRL, por sua vez, foi para o outro extremo da seguranca. Era muito
complicado para radioamdores fora dos EEUU, mas ja melhorou bastante.

Essa discussao pode se extender muito, mas fico por aqui.

73 de Vince, VA3VF