(Araucaria) BPL no Brasil CONSULTA PÚBLICA Nº 38 (Sistema de Acesso em Banda Larga utilizando Rede de Energia Elétrica )
n4is em bellsouth.net
n4is em bellsouth.net
Terça Setembro 2 12:38:28 BRT 2008
Presados amigos do grupo
Tenho acompanhado o assunto com muito interesse e gostaria de complartilhar meu ponto de viista sobre o problema. embora eu já esteja fora do pais a quase mais de 9 anos.
1- O problema de BPL no Brasil é puramente POLITICO.
2- Tecnicamente o BPL não é competivo, é muito caro de manter, reduzir o ruido eletrico nas linhas custa muito caro e aumentar a potencia incide em interferencia na faixa de HF e não resolve o problema..
3- As empresas aqui nos Estados Unidos que implementaram a tecnologia não estao conseguindo se manter no mercado com esse serviço, O ADSL , o cable TV, e o Wireless é muito mais barato e simples de operar.
4- Ja tem tecnologia de Banda Larga na regiao de UHF que é muito melhr que BPL porém tambem não é competitiva no mercasdo.
Assumindo que o problema é politico, numca se deve atacar sendo o mais fraco e sim se defender com o mais forte.
Ficar ao lado da Empresa de Energia e defende-la do mau negocio é a estrategia mais corrreta, levar a opinião publica a enterder que a compra dessa tecnologian não vai trazer nenhum retorno financeio as Empresas de Energia e nem ao pais pode mudar a situação.
Politicamente deve ter muita gente interessada a comprar a sucata tecnologia e os grandes estoques de compomentes encalhados do BPL, Se o produto não é competitivo só podera ser mantido no mercado a fundo perdido ou as custas de causas sociais questionaveis.
Minha sugestão é fazer ver as Empresas de Energia o tamanho do problema, Quanto ao processo de licitação seria importanticssimo pedir exemplos bem sucedidos de implementações de BPL em companihas que já operam a tecnologia, e sem duvida responder a pergunta se elas estão tendo lucro com o projeto. Fai ser muito dificil achar um unico caso que comprove a questão de viabilidade economica.
Brigar com a ANATEL não vai resolver nada. A soluçao no meu ver é colocar pimenta no negocio e proteger as empresas brasileiras desse prejuizo eminente.
Abraços
JCarlos
N4IS
p.s, já não sou mais PY2DP, temos um novo colega em Spaulo com esse indicativo.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20080902/3d8a9ee0/attachment.html
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria