[Araucaria Dx] CQWW CW 2020

PY2NY py2ny.vitor em gmail.com
Segunda Novembro 30 19:50:52 -03 2020

Quarenta anos se passaram e mais um CQWW entrou para a conta. Outubro,
fonia (SSB) e no último fim de semana, telegrafia (CW).

O CQWW é a competição radioamadorística com maior número de participantes
durante o ano. Em tempos de pandemia, certamente não há falar em atividade
mais segura. São 48 horas entre as noites de sexta a domingo, usadas a
critério de cada competidor, sendo que os TOP do mundo usam TODAS essas -
meu recorde é de umas 42 horas, vinte anos atrás.

Para a telegrafia, houve toda uma agitação porque os índices relacionados à
atividade solar apontavam para um final de semana movimentado, com níveis
de propagação melhores do que nos últimos anos. Isso foi comentado
inclusive no “Boteco Virtual” que reuniu alguns amigos via “Google Meet”
(versão simplificada do ZOOM) uma hora antes do início do CQWW.

De fato, o movimento nas frequências radioamadorísticas foi espetacular e
todos aqueles que se dispuseram a metas, cumpriram ou chegaram perto.

Aqui em Jaboticabal não foi diferente, optando novamente pela operação em
apenas um espectro de frequência (14000 - 14100) na banda de 20 metros.
Examinando resultados pessoais de 2017 a 2019, percebe-se declínio em
relação aos dois anos anteriores:

Ano/Year

Score

Contatos

Zonas

Paises

Horas

2020

383.826

1239

30

76

26

2019

407.094

1255

24

90

27

2018

389.536

1235

27

85

25

2017

243.276

908

27

70

18

Os números para 2020 são “raw”, ou seja, dependem de confirmação e sempre
são reduzidos na contagem final. Fatores diversos podem ser levados em
consideração para o desempenho, incluindo sorte. Talvez as paradas tenham
sido efetuadas em momento errado, ou fosse necessário “caçar” mais países e
zonas para elevar o fator de multiplicação.

Mas a proposta de diversão foi mantida, porque como de hábito, o que vale é
a adrenalina da velocidade na audição dos variados sinais em Código Morse e
a digitação dos contatos no registro computadorizado (enviado ao
organizador posteriormente), identificando dezenas, senão centenas, de
amigos espalhados ao redor do mundo.

Não tive problemas de ordem técnica, a não ser com o fone de ouvido BOSE
noise cancelling, que se negou a trabalhar mesmo com pilha nova. Apelei
para outro fone bem simples da JBL e foi assim que tive que seguir até o
final. N1MM+ e FT1000 MKV Field com KT34XA completam o ‘setup’ que todos já
conhecem.

Tomei poucas notas para elaborar este relato. No sábado de manhã ouvi P40W
em Aruba e durante vinte minutos insisti com meus 100w, sem sucesso. P40W
(W2GD John) é amigo de longa data e me “obrigou” a mudar minha meta pessoal
antes do começo do contest, de 1200 para 1400. Não deu…

Domingo bem cedo também arrisquei JT1DX Mongolia e BY3GA China para países
e zona 23, e nada. Ash 3V8SS na Tunísia estava fraco em 14091 - chamei,
chamei, e nada. Já na parte da tarde, fui chamado por A42K Oman (nova zona
e novo país), e alguns outros multiplicadores como VP9, 5Z4, YV, V31 vieram
na parte final do contest. Bem menos países que nos dois anos anteriores,
mas pela primeira vez foram 30 zonas trabalhadas, inclusive um VK na zona
29.

Alguns dados:

PY2NY Max Rates:
2020-11-29 2234Z - 5,0 /minute (1 minute(s)), 300 /hour
2020-11-29 2219Z - 3,1 /minute (10 minute(s)), 186 /hour
2020-11-28 2321Z - 2,5 /minute (60 minute(s)), 151 /hour

PY2NY Runs >10 QSOs:
2020-11-28 0000 - 0157Z,   14025 kHz, 156 Qs, 80,1/hr
2020-11-28 0204 - 0229Z,   14025 kHz, 21 Qs, 49,9/hr
2020-11-28 0837 - 0943Z,   14035 kHz, 58 Qs, 52,2/hr
2020-11-28 1945 - 0058Z,   14001 kHz, 496 Qs, 95,1/hr
2020-11-29 0806 - 0834Z,   14007 kHz, 28 Qs, 59,5/hr
2020-11-29 0843 - 0920Z,   14091 kHz, 43 Qs, 69,7/hr
2020-11-29 1935Z - 2359,   14034 kHz, 343 Qs, 78,0/hr

PY2NY dias I e II:
2020-11-28, 696
2020-11-29, 543
(Total 1239)

Informação gráfica, distribuição dos contatos durante o final de semana:

Horas totais usadas, descontando as paradas com mais de 60 minutos: 26 horas
.

Como as condições eram boas, a disputa por frequências livres de chamada
era feroz e a interferência de sinais adjacentes, algo quase permanente.
Talvez por conta dessa situação, o pessoal que faz “CQ” (chamado geral) o
tempo todo conseguiu rendimento maior e não precisou se aventurar na caçada
por outras estações.

Enfim, foi uma grande festa. Particularmente, entendo que a participação
nesse tipo de atividade, desde meus distantes quinze anos de idade, é
sempre divertida especialmente no contexto de definir pequenos desafios
para mim mesmo. Perder ou ganhar não é o que vai transformar o seu final de
semana, especialmente quando se observa o trabalho magnífico de grandes
operadores como TI7W em Costa Rica - quase 12.000 contatos em 48 horas (250
/hora), uma única pessoa!

Espero, com isso, postergar um bocadinho os sinais de senilidade, mormente
com a telegrafia. Parabéns a todos os brasileiros, grandes chances de
termos recordes em termos de participantes do Brasil. -
https://py2ny.blogspot.com/2020/11/cqww-cw-2020.html
.
..