(Araucaria) RES: Noticias de ZZ80AC

MARTINS, Rodrigo pu5uai em gmail.com
Sexta Fevereiro 21 18:23:39 BRT 2014


Operação ZZ80AC daqui a pouco será base de comunicações de emergência.... 

 

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/02/21/acre-esta-isolado-por-terra-do-resto-do-brasil-com-br-364-interditada.htm

 

73, Martins, PU5UAI

 

 

De: araucaria-bounces em araucariadx.com [mailto:araucaria-bounces em araucariadx.com] Em nome de Josias, PY2JCM
Enviada em: quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 09:32
Para: Araucaria DX Radioamadorismo
Assunto: (Araucaria) Noticias de ZZ80AC

 

Via Facebook

 

73 QRO do Josias, PY2JCM

 

 


 <https://www.facebook.com/gustavoeana> Gustavo Nicolau Ana Lina Nicolau


Importante esclarecimento de um colega do Acre sobre ZZ80AC:

"Olá pessoal, saudações labreanas!

Tenho recebido uma série de mensagens referente a ZZ80, mas algumas considerações precisam ser feitas afim de esclarecermos pontos corriqueiros.

- O Acre é um estado com poucos radioamadores (70) sendo que destes, apenas “meia dúzia” é ativa.
- Outro ponto que muitos brasileiros desconsideram é o fuso horário. Para os estados que adotam horário de verão, o fuso chega a 3h (que vigorou até sábado passado), agora estamos com 2 horas a menos em relação ao horário de Brasília.
- Esta época do ano para os estados amazônicos é conhecida como o período de inverno (o inverno amazônico), com grande volume de chuvas e muitas vezes transbordamento dos rios. Rio Branco está alagada, sendo que o Rio Acre superou, neste momento, 85cm a marca de transbordamento. Temos perspectiva de muita chuva e a possibilidade (repito: POSSIBILIDADE) do rio chegar a 17m (3 acima do transbordo), assemelhando-se a 2012.
- Outro ponto que nos preocupa é a cheia em Rondônia, já ultrapassando a marca histórica e também com tendência de se agravar. A única estrada que liga o Acre ao resto do Brasil, BR-364 (a famosa transoceânica) está interditada e devemos sofrer com falta de abastecimento de alguns produtos (combustível, por exemplo, é o primeiro a faltar).
- Temos mais um agravante que é o potencial da barragem (75m) da usina hidrelétrica de Jirau romper. Por estar muito próxima de Porto Velho, seria atingida por um tsunami afetando 30% da cidade e levando a BR-364: isolando por terra o Acre durante muito tempo.

Desta forma, ao questionar por que determinados estados não estão tão ativos, procure checar as condições de cada estado tanto em infraestrutura quanto em condições climáticas.

Com muito orgulho informo que nosso colega Aldo PT8CW está religiosamente separando um período todos os dias para operar em 10 e 20m (com direcional) principalmente em CW, e de acordo com propagação e clima, em 15 e 40 também em CW. Infelizmente não podemos nos comprometer a combinar horários porque não sabemos as condições climáticas que vamos enfrentar. Tenham paciência, fiquem atentos no rádio e na internet porque sempre vejo spot de alguém que fechou contato com ZZ80AC.

Se pudesse pedir mais um favor, além de terem muita paciência, seria para que quem ouvir a ZZ80AC ajude a divulgar em redes sociais e e-mails para que todos possam fechar contato.

Para encerrar, mas não menos importante, infelizmente tenho recebido pedidos para confirmar contatos que simplesmente não constam em nossos LOGs. Alguns casos, no mesmo horário, estávamos operando em outro modo e banda. Estou reunindo todos os LOGs e em breve publicaremos para que cada um possa checar. Caso sejam constatadas operações irregulares, somaremos esforços com a LABRE e a ANATEL para chegarmos aos responsáveis.

Cabe mais um pedido aos colegas? Mantenhamo-nos retos em moral e justos em ações. Até porque o contato não comprovado por nosso LOG não será validado!

Desta forma, espero ter colocado pontos importantes e esclarecedores. Continuamos fazendo o nosso melhor possível e contando com a compreensão e a paciência dos colegas.

Abraços, 73!
André Bracciali – PT8IB"

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20140221/d25a8542/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria