(Araucaria) Propagação SSW/SSE em frequência baixa

Martins Oliveira martins_nunes em uol.com.br
Domingo Novembro 17 11:59:22 BRST 2013


Luiz, vc chegou a comentar sobre uma defasagem ao escutar determinado pais, quando direcionado à outro. Precisamos ficar atentos à esse estudo do Zé Carlos. 

73, Martins - PY2HN///

Enviado via iPhone

> Em 17/11/2013, às 01:26, N4IS Jose Carlos <n4is em n4is.com> escreveu:
> 
> Oi low band lovers.
>  
> Duas coisas interessantes estão acontecendo ao mesmo tempo. Uma prevista que é o segundo pico do ciclo solar, mas a segunda é o retorno da propagação SSE/SSW, muito conhecida como long path, na verdade não é long path. O sinal sempre de RX e TX sempre termina dentro da zone cinza vindo do Sul.
>  
> Eu preciso de uma ajuda para estudar e fazer algumas comprovações. Hoje escutei e chamei o pessoal da XZ1J em 80m por mais de uma hora Como eu previa o sinal vinha do Sul. O mesmo sinal vindo do sul foi recebido na Georgia e no Canada, ambos operadores confirmaram que o sinal vinha do sul. Eu gostaria de perguntar se alguém da lista também escutou o sinal da XZ1J vindo pelo sul. 
>  
> O processo de propagação que estou estudando se baseia no fato que a refração é mais forte quando a frequência é mais baixa. Refração e quando o sinal faz literalmente uma curva de 90 graus ou mais. O sinal saindo para o sul  em outubro ou novembro encontra a zona cinza e faz uma curva para dentro da parte escura saindo paralela ao equador. Do outro lado o processo se repete, o sinal vem pelo sul. Por isso se chama SSW/SSE. Em junho o sinal seria para o norte devido a inclinação da zona cinza em relação ao equador.
>  
> A importância de saber se o sinal ai no Brasil também vem pelo sul seria provar a refração paralela ao equador. Caso o sinal chegasse pelo norte ou por cima da Europa abriria a possibilidade de que o sinal faça um duto na minha do equador, dentro da zona de trans-equatorial. Seria a mesma camada que permite propagação em 6m e 2m entre o sul do Brasil e o Caribe.
>  
> Já sabemos que no hemisfério norte, todos recebem o sinal pelo sul, da Florida ao Canada o sinal vem pelo sul. Do outro lado o sinal chega pelo sul também. Talvez a razão que o pessoal da XZ1J não escutou meu chamado seria que não estão escutado para o sul, ou não tem uma antena de RX para o sul.
>  
> Esse tipo de propagação deve durar mais 2 anos e depois só voltara perto do próximo máximo solar. Como os componentes geométricos, posição do sol e das estações dentro da zona cinza, esse tipo de propagação acontece todos os dias, mais forte ou mais fraco, mas não depende do  K  A , CME etc.  O mesmo mecanismo também funciona em 40m, mas é mais forte em 80 e 160m.
>  
> Agradeço qualquer reportagem de sinal em 80m 160m.
>  
> Abraços
> ZeCarlos
> N4IS
>  
>  
>  
>  
>  
>  
> 
> _______________________________________________
> Araucaria mailing list
> Araucaria em araucariadx.com
> http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20131117/24a9fcea/attachment-0001.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria