(Araucaria) Voce sabe o que é SASE ou SAE ?????

py4was ed-py4was em powerline.com.br
Sábado Maio 4 20:18:01 BRT 2013


REPASSANDO !

Prezados Amigos,

Muitos radioamadores até hoje , principalmente os mais novos , não sabem ou tem pouca noção do que é o famoso SASE ou SAE , muito solicitado no envio de QSL's.

Recentemente , lí um artigo muito interessante de um renomado radioamador português , o Carlos Nora - CT1END ( Presidente da REP ) , em um artigo publicado na Revista QSP , editada em Portugal e o qual transcrevo trechos abaixo :

SASE : Em inglês , Self Address Stamped Envelop , o que corresponde a enviar um envelope auto-endereçado e selado ao correspondente.

SAE : Em inglês , Self Address Envelop , o que corresponde à mesma coisa , apenas sem o selo para o envio ao correspondente.

PARA QUE SERVEM ?

Toda expedição, seja ela financiada ou não , deve ser realizada de acordo com alguns procedimentos internacionalmente aceitos. Um destes procedimentos que aboradaremos aqui é o que regula o pagamento dos cartões QSL's , objetivo maior de uma expedição.

O QSL MANAGER é o radioamador responsável por receber e enviar os cartões QSL's e normalmente é um dos responsáveis também pela divulgação da expedição e do endereço para onde os QSL's devem ser encaminhados.

O QSL manager é aquele que é citado durante o QSO como , QSL via ......

Apesar dos QSL's poderem ser trocados via Bureau para os associados, ( em Portugal é através da REP ) , eles podem ser solicitados " via direta " ou seja, via correios , porém a despesa de retorno , é por norma, do interessado, daquele que manda enviar.

Esse procedimento, deixa o interessado à vontade, para decidir se tem ou não pressa em receber aquele cartão QSL, muitas vezes , uma " figurinha ' , que vai proporcionar um novo diploma, um novo país DXCC ou uma nova ilha para o IOTA.

É aqui que entram os famosos SASE ou SAE , onde o QSL manager tem apenas o trabalho de preencher o cartão QSL e colocá-lo de volta no correio.

Além de facilitar o trabalho do MANAGER ( imagine milhares de QSL's ) , este procedimentodistribui as despesas de correio entre os participantes , diminui a incidência de erros por parte dos correios, quando o envelope já vem preenchido.

Desta forma , se pretende pedir um QSL via direta , do exterior , utilize a regra internacionalmente acordada entre os radioamadores , envie junto com o seu QSL , um envelope auto-endereçado , acompanhado de IRC's , para obter o retorno. Tem países que não aceitam IRC's , por isso tem colegas que preferem utilizar o GREEN STAMP ( selo verde ou $USD ) , ou seja , nota de dólar.

É interessante , antes , olhar na internet , a política de QSL da expedição.

Lembrando que o IRC , para quem ainda não ocnhece , é como uma moeda e é aceita em todos os países que fazem parte da UPI ( União Postal Internacional ) ) e corresponde ao envio de uma carta porte simples , via aérea , e o mesmo pode ser adquirido nos Correios.

É norma , o QSL MANAGER não ter obrigação de enviar o cartão QSL via correio , mesmo recebendo o seu , se ele não vier acompanhado do SASE e GREEN STAMP.

Se tiver sorte , poderá receber o seu cartão QSL , via bureau , isso caso seja associado.

Tenham todos , um ótimo domingo.

73 , Ed - PY4WAS

Website CWJF GROUP : http://www.cwjf.com.br
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20130504/bf7df658/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria