(Araucaria) Papagaios de pirata... CVA e PY1CRA
Marcelo Cabral
py1kr.marcelo em gmail.com
Segunda Agosto 26 21:41:20 BRT 2013
Eu imagino, mas notei uma grande diferença do ano passado para esse ano.
Ano passado operamos de uma UM, éramos uma estação que valia mais pontos e com o amplificador a 1KW certo. Não vou nem falar de estações DX, em 10, 15 e 20 porque muitos desses são atraídos pelos indicativos especiais.
Esse ano operamos como uma estação comum, e com apenas 100W, no ano passado fizemos muito mais contatos, tínhamos um rating maior, normalmente quando tentavam atravessar já havia outras estações nos chamando e nós continuávamos no nosso caminho contestando ou chamando. Esse ano simplesmente não deu, uma das horas foi quando – se não me engano - a PY3TOT (ou outra YL – Não foi a Débora nem a Yasmin) contestou o nosso chamado, caíram uns 10 que já haviam marcado a gente em cima dela ao mesmo tempo.
Dei um tempo, esperei a galera marcar, fui abrir uma cerveja, tirar uma água do joelho... kkkk
Uma coisa que eu curto é o clima de descontração no conteste nacional, eu sinceramente admiro quando há uma rodadinha de pessoal batendo papo e todos anotando uns e outros colegas que aparecem. E acho até que deve-se tomar cuidado para não acabar com isso que é uma característica especial, diferente de qualquer outro lugar do mundo. Falo isso, porque aqui em Nilópolis tem uma turma que é “das rodadas” e apenas nesses contestes nacionais está ativa em um “conteste”. Para essa turma, o CVA é um grande “encontro”, “quase uma Fenarcom ou um CTU” e acabam formando rodadas dentro do conteste, acho maneiríssimo quando fazem isso entre eles, fica todo mundo batendo papo, um chama de vez em quando, quando aparece alguém todo mundo marca todo mundo. Antes de qualquer coisa é um grande “congraçamento” como determina o regulamento do conteste.
No entanto, o que entendo que deve ser trabalhado é a cultura não de acabar com esse aspecto do conteste para as estações ou os participantes para quem o conteste é um grande”encontro”, mas difundir a cultura perceber e respeitar aqueles que estão no conteste com o principal intento de competir.
Mas nada tira o brilho do conteste, ver tantas estações ativas ano após ano é um grande sucesso, e ótimo de assistir, ganhando ou não pelas faixas, como sempre digo, conteste é para divertir, e esse ano, apesar dos menores números nos divertimos descomprometidos, foi ótimo, estava realmente precisando disso.
Abs.,
Marcelo.
From: araucaria-bounces em araucariadx.com [mailto:araucaria-bounces em araucariadx.com] On Behalf Of fabio hoelz
Sent: segunda-feira, 26 de agosto de 2013 20:22
To: Grupo Araucaria de Radioamadorismo; RIO-DX-GROUP em yahoogrupos.com.br
Subject: Re: (Araucaria) Papagaios de pirata... CVA e PY1CRA
Marcelo buenas ..
Não sei se operou a uns 5 anos para atras no CVA e ou em outros contestes nacionais, mais era muiiiito pior mesmo acredite.
O "MODS OPERANTI" normal era esse, ficavam dezenas de radioamadores em uma mesma QRG em volta de uma ou duas estações que ficavam fazendo o meio-de-campo da zona, ai aparecia uma nova estação na QRG a turma caía de pau em cima ... ate que um "organizador" desse meio-de -campo começava a fazer as famigeradas "pontes" e ai te passou 005 confirma??...
Assim foi durante anos e anos, ou seja a cultura contesteira brasileira era essa quem chamava ou fazia S e P era astronauta em contestes nacionais, e para mudar cultura somente com muita educação e cobrança.
Esse trabalho de Reeducação cultural não era fácil pois quem sabia o que deveria ser feito era minoria e muitos contesteiros que poderiam mudar essa cultura pelo exemplo não participava pois não tinha saco de aturar essas fanfarronices culturais dos contestes Brasileiros, ou seja era um grande efeito tostines que somente poderia ser parado por uma grande mudança quebrando os paradigmas acima.
Primeiro o MM começou a fazer este trabalho em CW aonde a coisa e menos "feroz", e em 2007, nos representando o Rio Dx Group fomos convidados pela LAbre- RJ para desenvolvemos em conjunto com o Craec um projeto para o Pan-americano, o projeto não foi a frente pois entramos muito tarde com a propota no comite do pan-americano que indeferiu o nosso projeto, mais ficou uma semente plantada nas muitas reuniões que tivemos, pois em um dos muitos bate papos informais com o então presidente do Craec CAP Lúcio nos interrogou porque nos e os "contesteiros internacionais" não participavam do CVA e fomos claro com ele em relação as regras e com a questão desse maldito modus operanti brazuca.
O Cap Lúcio foi um visionário e contra uma grande ´pressão da "velha guarda" que acessorava o CRAEC at´pe então solicitou uma reunião específica para falar sobre o CVA e escutar nossas sugestões de mudança de conceito do conteste, na verdade não sabiamos se as nossas ideias seriam aceitas ou mesmo se o impacto seria positivo na comunidade radioamadora, mais o Cap Lúcio já visualizava uma possível extinção do CVA por falta de participações e queria fazer implementar mudanças para torná-lo mais atrativo o a questão era apostar na nossa ideia e bancar uma possível rejeição ou manter como está e esperar que o CVA voltasse a ser o que era pela sua própria tradição... em 2008 após mais uma queda de participantes ele percebeu que não tinha opção e nos convocou mais uma vez para modificar o regulamento profundamente acabando com a competição por classes e abrindo e moldando as competições internacionais, para tornar o CVA uma ESCOLA de contesters, tornando mais atrativo ao pessoal contesteiro tradicional.
Assim foi feito e aceitação foi imediata mais ainda esbarrou nesse modus operanti e
a resistência da comunidade contesteira continuou a ser um paradigma a ser quebrado...
O Cap Lúcio passou a função e a presidência do CRAEC para outro oficial ( que não me recordo o nome) passando para ele nosso contato para assessoria do CVA, e ficamos disponíveis, mais ao que parece ele não teve o mesmo tempo ou paixão para implementar mais mudanças, ficou pouco tempo por lá e passou a Função e a presidência do Craec ao atual Major Lauro, na época Cap Lauro que dentre mutia outras qualidades tem uma especial que poucos presidentes do CRAEC tiveram o amor pelo radioamadorismo... o Lúcio era radioamador, mais não era apaixonado pelo hobby, fazia com competência a sua função e fez o mais difícil que foi mudar o conceito mais não era apaixonado pelo hobby como todos nós, já o Major Lauro logo que assumiu e nos contactou foi de cara percebido esta diferença, e para continuar nesta batalha somente sendo apaixonado mesmo, pois foram fogos de todos os lados quando tomada a decisão de mudança definitiva do conceito CVA de ser, fogo amigo inclusive de dentro do radioamadorismo de competição que em público vieram engenhar de obra pronta comentários desnecessários de torcida para o insucesso, e ano passado veio uma grande aceitação da comunidade contesteira já predizendo o que aconteceria nos próximos anos, e em 2013 creio que será a pedra fundamental da mudança final da cultura do conteste Brasilerio, a inserção da informática como auxilio, logs em formato Cabrillo obrigatório, inserção das novas categorias, retirada de outras dentre outras elevaram ainda mais o nível do CVA e os contesters estão voltando mesmo que timidamente ainda e com desconfiança e com essa turma do exemplo e agora em maioria o projeto de ser um conteste escola iniciado em 2008, cria cara forma e personalidade.
voltando ao início... isso tudo de 2008 para cá ... e acredite(m) antes disso as QRG´s eram verdadeiros campos de batalha medieval, por isso Marcelo a insistência dos mais antigos de participação estão elogiando o nível atual de operação pois realmente neste 5 anos o CVA mudou de cara, e tenho muito orgulho de ter ajudado em "background".
Que venha 2014... e que tenhamos ainda mais a presença dos contesteiros Brasileiros para povoar ainda mais as bandas com exemplo operacional de como deve ser feito.
73´s
FÁBIO
PY1ZV
"É Melhor morrer por alguma coisa do que viver por nada"
(Anderson Silva - Lutador UFC)
<http://www.riodxgroup.com/>
RIO DX GROUP TEAM // PR1T TEAM \\ARAUCÁRIA <file:///\\ARAUCÁRIA> MEMBER
_____
De: Marcelo Cabral <py1kr.marcelo em gmail.com>
Para: 'Grupo Araucaria de Radioamadorismo' <araucaria em araucariadx.com>; RIO-DX-GROUP em yahoogrupos.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 26 de Agosto de 2013 9:58
Assunto: (Araucaria) Papagaios de pirata... CVA e PY1CRA
Sério mesmo que vocês acharam que melhorou? Estavam operando HP?
Nós optamos por operar LP, e em 40 metros foi (com perdão da expressão) uma verdadeira suruba, a pior banda nesse quesito disparado. Bastava entrar um MIL ,QRP ou YL para sermos “expulsos da frequência” mesmo que estivesse rodando um rating de 1~2Qs por minuto. Parece que virava um pileup contra a gente... O pessoal que vinha para fazer contato com a gente, mais os papagaios de pirata saltavam por cima. 40 metros nem o DVK dava jeito, largamos o conteste para lá duas vezes por causa disso, para não aborrecer. Uma por volta das 23 horas do sábado e outra por volta das 16 horas do domingo tamanha era a inconveniência.
Não fizemos muitos DX, a falta do indicativo especial fez uma diferença bem sentida no interesse de estações estrangeiras por nós.
28 Mhz revelou uma propagação mais uma vez muito boa à tarde, estações européias chegando muito forte aqui: HB9, I, OE, CT, CU, SP, OK, OM, DL.
Mas esse ano, infelizmente, a gente não foi nada bem. Tínhamos compromissos familiares na manhã do Domingo, e para terminar ainda ficamos fora do ar das 04 até as 14 horas.
Vamos ver se no ano que vem as coisas fluem melhor.
_______________________________________________
Araucaria mailing list
Araucaria em araucariadx.com
http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20130826/453faedf/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria