(Araucaria) Parabéns Amigo Léo !
py4was
ed-py4was em powerline.com.br
Quinta Março 17 08:09:44 BRT 2011
Olá Amigos !
Realmente , como disse o Waldir - PY2WC , foi uma AULA DE MESTRE sobre DX's em 6 metros do PP1CZ.
Parabéns Leo.
73 , Ed - PY4WAS
===============================================================================================
----- Original Message -----
From: WALDIR SOARES
To: LISTA ARAUCARIA
Sent: Thursday, March 17, 2011 1:57 AM
Subject: Re: (Araucaria) RES: 6 METROS
SIMPLESMENTE UMA AULA DE 6M!
------------------------------------------------------------------------------
From: pp1cz em terra.com.br
To: araucaria em araucariadx.com
Date: Wed, 16 Mar 2011 22:30:49 -0300
Subject: (Araucaria) RES: 6 METROS
Boa noite Xavier.
Começo escutando estações do Mediterrâneo já à partir de 20:00z (9H, IT9, IH9, IS0, I, EA6), logo depois abre para Península Ibérica e Ilhas Atlânticas (CT, EA, EA8), isto por volta das 21:00z.
Mais tarde abre para Norte da América do Sul e Caribe (YV, HK, AO, P4, PJ2, PJ4, FG, FM, KP4, TI, etc.), isto começa por volta das 23:00z.
Alguns dias escuto LU via Back Scatter.
Contudo estas informações não serão muito balizadoras para você, de vido á sua localização, tendo em vista que a propagação se comporta de diferentes maneiras em 50 MHz. e depende do lugar onde você esteja.
A propagação em 6 Metros costuma ser melhor no Nordeste daqui há mais um ou dois meses, quando vocês trabalham e nós babamos.
Certamente que existem locais no Brasil que facilitam mais os QSOs nesta Banda: PY5, PP5 e PY3. Estes Estados, mas ao sul, são sempre agraciados com excelentes aberturas em Transequatorial em 50 e 144 MHz. Aqui em PP1 é praticamente impossível uma Transequatorial em 144 MHz., porém em 50 MHz., quando a propagação está boa, consigo vários QSOs e por vezes, a propagação abre primeiro mais ao sul e depois vem abrindo para nós um pouco mais ao norte dos Estados Sulistas.
Veja que a propagação em 6 Metros é muito interessante. Ela vem conforme o horário. Já trabalhei dezenas de estações do Oriente Médio (HZ, 4X, JY, A4, etc.) no início da tarde para nós, às 15:00z e depois vai mudando, para chegar ao centro do Mediterrâneo e Norte da África (5B, SU, J2), depois vem mais para a área próxima à Itália (IT9, IH9, IS0, TK, I, 3V, 9H, EA6).
Mais tarde, quando vai chegando 19:00 até 20:00z, conseguimos CT, EA, depois EA8, ZD7, ZD8, D4, S9, e costa Oeste da África, TZ, 3C, TU, TR, etc.
Depois de 22:00z começa Caribe, toda a América do Sul, Central e do Norte. Depois de 00:00z, começa KH6, VP6, FO0, e mais tarde abre para o Sudeste Asiático e Japão, com centenas de estações desde Okinawa (JA6), principalmente.
Mas a propagação em 6 Metros não se limita à esta condição. Podem haver aberturas nos mais variados horários e para locais mais inusitados possíveis, pois esta é a Banda destinada ao serviço de radioamadorismo que é afetada por todos os tipos de propagação.
É muito bacana, e o segredo de 6 Metros é uma boa antena e escutar, escutar e escutar muito.
Conhecer a propagação em 6 Metros, vasculhar a Banda entre 50.000 e 50.090 para achar os Beacons, variar a antena conforme a possibilidade de propagação, procurar os sinais de vídeos de várias partes do mundo (entre 46.000 e 49.900 MHz – há lista deles dos sites de 50 MHz.) são boas dicas de aberturas em 50 MHz.
Nas épocas de abertura, sempre deixo meu rádio ligado em 50.110 enquanto eu estou em casa, com um alto falante externo, num volume que de qualquer local daqui de casa eu escute caso haja uma chamada. Até as crianças aqui em casa já se acostumaram e quando eu não escuto alguma chamada e eles ouvem um sinal, vão me avisar: papai, tem alguém em telegrafia lá no rádio. Eu venho correndo e nesta brincadeira já fiz muitos dos Países que tenho nesta Banda. Trabalhados eu tenho mais de 150, contudo ainda estou pendurado, por alguns QSLs difíceis.
Não se aborreça em nos ver fazendo muitos QSOs e você quase não escutar. É assim mesmo, depois vai chegar a hora de você fazer centenas de contatos.
Estes dias escutei o Fredão – PY7ZZ fazendo vários QSOs.
Outro segredo é escutar e variar a antena, procurando pelos sinais, pois nem sempre a direção da antena é para o local onde você fará o QSO.
Back Sactter é um exemplo disto: pode haver uma ionização no meio do Oceano Atlântico e você fazer vários QSOs com LU, CX, CP, CE e com a antena apontada para a Europa, por exemplo, e quando vira a antena para o Sul, tentando melhorar as condições para o contato, não escutar nada.
É por isto que 6 Metros é chamada de a Banda Mágica. É como uma mulher bonita, que tem que se saber conquistar, conhecer suas preferências e segredos, suas nuances, suas preferências.
Aprendendo estas regras básicas, você será mais um apaixonado por esta linda mulher (e olha que as esposas nem ficam com ciúmes, hi hi hi) que é a Banda Mágica.
73 de PP1CZ - Léo.
------------------------------------------------------------------------------
De: araucaria-bounces em araucariadx.com [mailto:araucaria-bounces em araucariadx.com] Em nome de Cicero Xavier Silva
Enviada em: quarta-feira, 16 de março de 2011 21:24
Para: Araucaria Lista
Assunto: (Araucaria) 6 METROS
Amigo Léo
Em que horário vocês tem feito essa festa em 6 metros?
Por aqui eu só escutei o Jaime, PP5JD.
73
--
Ciro (Xavier) - PY7ZY
You are invited to participate of CQ MM DX CONTEST (Now Worldwide)
Rules at www.cwjf.com.br
.......................
Please visit our DX-Pedition Web page: www.px8j.com
"You can't criticize a DX-Pedition until YOU have actually
been on one. Go there and do better!".
_______________________________________________ Araucaria mailing list Araucaria em araucariadx.com http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria
------------------------------------------------------------------------------
_______________________________________________
Araucaria mailing list
Araucaria em araucariadx.com
http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20110317/c25e9022/attachment-0001.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria