(Araucaria) RENER - Resposta do meu e-mail
Nelson Maia
py5ca em terra.com.br
Sexta Janeiro 28 22:50:05 BRST 2011
Meu querido e grande amigo Rony
Parabéns pelo e-mail. O meu ponto de vista é único, onde os Estados precisam ter as sua Redes de Emergência. Veja no Paraná temos a REER – Rede Estaduao de Emergência de Radioamadores, essa rede é diretamente subordinada à Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado do Paraná. Aqui nada se faz se não com a anuência e consentimento da Casa Militar. Abaixo do Secretário, está a Divisão de Defesa Civil, coordenada por um Major, a que, nos reportamos e somos subordinados. Aqui no Paraná a coisa funciona, como estou cansado de dizer, a REER não tem dono, pois a Defesa Civil SOMOS TODOS NOS. Aqui tudo se faz para que ninguém apareça e fique “deitado eternamente em berço esplendidoâ€. Aqui promovemos cursos para os radioamadores filiados à REER, nsses cursos não ensinamos os radioamadores a ser radioamador e sim mostramos à eles suas verdadeiras funções de radioamador em situação de emergência, onde todos procuram da melhor maneira auxiliar, alguns, infelizmente, por desconhecimento acabam atrapalhando.
veja a cidade de Petrópolis, lá as chuvas foram exatamente iguais a Nova Friburgo e Teresópolis, só que em Petrópolis, infelizmente, morrerarm 60 pessoas e nas outras 2 cidades mais de 600. A catástrofe foi de igual intensidade. Em Petrópolis a ROER esteve operante, alias, muito operante, foram além de suas limitações,l são HERÓIS, em Teresópolis e Nova Fraiburgo a atuação da ROER foi muito pequena, pois faltou o principal gen te para auxiliar. Os que lá estavam foram incansáveis, exemplo a ser seguido.
A rener, infelizmente, pelo que sabemos, nda ou muito pouco fez, e os que fizerem também fizeram além de suas possibilidades, também foram heróis, esses estão de parabéns.
(repito) Acho qu chegou a hora dos Estados acordarem e criarem as suas próprias redes de emergência dando mais força e apoio que eles merecem. Que sigam o exemplo de alguns Estados que têm as suas redes operantes. Para qualquer coisa, consultem a Defesa Civil do Estado do Paraná, sobre a organização da REER, e sigam nosso exemplo, deixando entidades que têm dono, que nada fazem, e que quando vão ministrar palestras, essas ão insuportáveis e auto promocionais. Precisamos mostrar que o trabalho do “AANTES†é muito mais eficiente que o “DEPOISâ€. O antes foi trabalhado por Petrópolis, vejam o resultado, o depois pelo Estado do Rio de Janeiro, vejam o resultado. Vamos trabalhr o “ANTES†para salvarmos vidas.
Maia – PY5CA
From: Rony - PS7AB
Sent: Friday, January 28, 2011 9:48 PM
To: Lista - Araucaria
Subject: (Araucaria) RENER - Resposta do meu e-mail
Prezados colegas:
Recebi hoje a resposta formal da Ouvidoria do Ministério da Integração Nacional informando, em resumo, que "os termos de sua manifestação serão encaminhados para o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres - CENAD, onde está inserida a RENER, para ser discutido junto ao novo Secretário Nacional de Defesa Civil."
O PT2PC, Paulo Cesar, Coordenador da RENER, me encaminhou um e_mail narrando as últimas atuações da RENER em alguns Estados (em um "foi necessária a chegada de um Coronel de BrasÃlia para a RENER poder começar a atuar", no outro "nunca deram pelota para a RENER", e o terceiro "esnobou a RENER (disse que não precisava de apoio)".
Deixo de transcrever os nomes das Entidades e Estados citados no e_mail pois não é meu interesse polemizar.
Lembra também que "RENER é composta de voluntários (com seus veÃculos, com seus rádios, com suas antenas, suas baterias, etc). "
Não respondeu as dúvidas relativas a atuação da RENER nos locais em que não
existam radioamadores voluntários, bem como da RENER não dispor de nenhum recurso para apoiar os radioamadores.
O que entendi?
1) a RENER não atua de forma direta nos locais de emergências, e sim pelos voluntários;
2) nos locais em que não existir radioamadores voluntários para suprir as Comunicações, não haverá apoio por parte da RENER.
3) a atuação fundamental da RENER é no apoio aos Estados e MunicÃpios por palestras e atividades similares, como por exemplo o CAER - Capacitação de Emergência para Radioamador;
Minha opinião?
Para funcionar da forma atual a RENER não tem razão de existir, pois sua atividade fim é "terceirizada para radioamadores voluntários", não atua com recursos nem pessoal próprio nos locais de emergências, em diversas situações de emergência teve seu apoio "dispensado" pelas Defesas Civis locais, e na prática se limita a ministrar palestras .
Sugestão: Os serviços e radioamadores que atuaram em situações de emergência, notadamente recentemente no RJ, que encaminhem ao MINISTRO da Integração Nacional relatórios da sua atuação, recursos próprios utilizados, apoio recebido ou não, e sugestões, pois no final, todo o esforço de vocês poderá ser creditado a outros.
73, PS7AB Rony
--------------------------------------------------------------------------------
E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui.
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.
--------------------------------------------------------------------------------
_______________________________________________
Araucaria mailing list
Araucaria em araucariadx.com
http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20110128/78bc37a6/attachment-0001.html
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria