(Araucaria) RES: RES: CW - VAMOS CONVERSAR ?

PY4DH - Luiz py4dh em hotmail.com
Segunda Dezembro 26 20:16:36 BRST 2011


Olá amigos!

Assim como o Filipe, no início achei que nunca conseguiria aprender CW. Para ser sincero, ficava até nervoso quando alguém falava em CW comigo. E não é que (por causa da exigência, ou não) acabei aprendendo e gostando, sendo que inclusive ainda na classe C fiz muitos QSOs em 40, 15 e 10m e hoje o CW é uma de minhas modalidades preferidas!!! Na minha opinião, o radioamador deve ser um sujeito "teimoso" e procurar sempre vencer alguns obstáculos e o CW é um exemplo dessa "teimosia". Agora vejam um exemplo e reflitam bastante sobre o assunto: vocês já pensaram se nos concursos públicos e vestibulares, só porque uma determinada pessoa tem dificuldade em português ou qualquer outra matéria, elas tivessem que ser abolidas? Iam ter de fazer uma prova diferente para cada candidato. Pensem bem no assunto!!!! Já ouvi até alguns dizerem que a prova de CW poderia ser substituída por "modos digitais". E quem não sabe nada sobre modos digitais??? 

Abraço a todos e um Feliz 2012, com muita saúde, muita paz e com muitos DX's é claro!!!!!!!!!!!

Luiz Augusto de Freitas Santos - PY4DH
Rio Doce - MG



Date: Mon, 26 Dec 2011 19:12:23 -0200
From: filipebass em uol.com.br
To: araucaria em araucariadx.com
Subject: Re: (Araucaria) RES:  RES:  CW - VAMOS CONVERSAR ?

Leo, Amigos

Este ano me promovi a Classe B. 
Sempre achei que o CW nunca entraria na minha cabeça!!! 
Creio que minha maior dificuldade era SIM meu preconceito contra a modalidade e não aprender o CW. 
Em um mês aproximadamente aprendi todas as letras "para passar"  na prova!
Passada a prova, eu me pego escutando CW em 10 e 15 quase que sempre, nem que for por uns minutinhos. 
Talvez se não houvesse a exigência hoje eu não teria a curiosidade que tenho!!!

73

PY2TDX
Filipe







Em 26/12/2011 18:16, Leonardo < pp1cz em terra.com.br > escreveu:

v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);}


Boa noite amigos.
Permitam-me democraticamente discordar, e explico o por que:
- Não sou grande conhecedor de vários assuntos ligados à nossa atividade. Por vezes, a simples confecção de um aparelho me deixaria totalmente sem ação. Para fazer as provas de Radioeletricidade, quando de minhas promoções às Classes B e A, tive que decorar mais de 50% da apostila que se usava então, pelo total desconhecimento do assunto de que tratavam. Se eu fosse avaliado por este meu conhecimento, certamente estaria até os dias de hoje na Classe C.
- Poucas são as reclamações dos amigos que fazem fonia, e estas são muito específicas às Rodadas e quando há Contestes. Mas o que vemos de gente que faz CW entupindo as freqüências de DX, principalmente na Banda de 40 Metros é uma grandeza. Não que as reclamações em SSB não existam, pois é certo que há, mas isto não implica dizer que quem faz CW é melhor preparado, pois não é.
- Criar dificuldades não é a forma de se selecionar bons radioamadores. Estes procuram seguir os exemplos e conselhos dos mais experientes e se aprimoram com rapidez. Aqueles que não serão bons radioamadores, não vingam, e com poucos anos deixam a atividade de lado.
 
Poderia elencar mais uma série de razões pelas quais eu, hoje, defendo a retirada do CW das provas de promoção de Classe no radioamadorismo, mas irei chover no molhado.
Viva o CW, mas não fazer dele uma arma contra aqueles que não conseguem, por qualquer motivo que seja, gostar desta modalidade. 
 

73 de PP1CZ - Léo.





De: araucaria-bounces em araucariadx.com [mailto:araucaria-bounces em araucariadx.com] Em nome de Adriano Perazio
Enviada em: segunda-feira, 26 de dezembro de 2011 14:46
Para: Grupo Araucaria de Radioamadorismo
Assunto: Re: (Araucaria) RES: CW - VAMOS CONVERSAR ?

 



Compartilho da opinião do OZ.


Não acho que seja a melhor saída mas temos alguns problemas culturais que acho serem complicadores no caso de uma liberação. Mera opinião e também acho por outro lado que há pessoas sérias que gostariam de operar em outra faixa mas encontram essa barreira. Este foi meu caso que fiquei empacado na classe C por anos por conta do cw.


Quando criei coragem, peguei um cd da Labre e aprendi o mínimo sufuciente pra passar na prova c/ 15 dias de estudo estava fazendo o exame e passei c/ 95% de acerto.


 


Ou seja: o CW exigido não é nada difícil – o que não quer dizer que vc esteja apto p/ um qso mas acredito ser uma forma de mostrar o comprometimento c/ o hobby.


 


É contraditória a justificativa mas em se tratando de conhecer nossas “maneiras” ainda acho que o cw deve permanecer.


 


MINHA OPINIÃO


 


PY2ADR




 



From: CLAUDIO - PY3OZ 


Sent: Monday, December 26, 2011 2:27 PM


To: ps7ab em yahoo.com ; 'Grupo Araucaria de Radioamadorismo' 


Subject: (Araucaria) RES: CW - VAMOS CONVERSAR ?




 



Olá Rony e amigos:
 
Uma vez, ano passado recebi uma corrente de alguém dizendo algo parecido, não sei até onde foi a minha resposta na época, mas sei que não foi pra lista.
 
Penso que a exigência de cw para classe B e A serve como um filtro da seguinte maneira: “Você quer ser classe B? Quer utilizar as faixas destinadas ao radioamadorismo internacional? Vamos ver o quanto você está disposto a levar isso a sério e com responsabilidade!” É assim que eu penso a exigência do cw pra promoção de classe.
 
Quanto aos países que aboliram, não sei exatamente quais são eles, mas sei que são países onde a cultura do povo é muito, mas muito superior a cultura(educação) dos Brasileiros, onde a educação e os bons costumes são praticados pela população de uma forma muito mais larga do que aqui no Brasil, onde esse “liberar geral sem cw”, aqui no Brasil, pode causar sérios problemas de, desculpe o palavreado, esculhambação.
 
Rony é a minha opinião cara, não me leve a mal. Acabo de receber os QSLs: PT155FD(15M SSB) e a amostra PS150PLM que, infelizmente, não consegui o QSO.
 
 
 

73 and good DXs
PY3OZ - Claudio
PR3A - Contest Call
Araucária DX Group Member
 
OPERATOR  
PS5F DXpedition
Santana de Fora Is
SA-088, DIB SC-10
03 a 06/02/2012





De: araucaria-bounces em araucariadx.com [mailto:araucaria-bounces em araucariadx.com] Em nome de Rony - PS7AB
Enviada em: domingo, 25 de dezembro de 2011 18:32
Para: Grupo Araucaria de Radioamadorismo
Assunto: (Araucaria) CW - VAMOS CONVERSAR ?

 




Olá amigos.
.
Sempre que surge o assunto do término da prova de CW para ingresso ou promoção de classe, os adeptos da modalidade saem em defesa da sua manutenção, com argumentos em geral (brincando ou não) relacionados aos não praticantes de CW.
.
Se a prática de CW é tão boa não há necessidade de ser obrigatório nos exames, nem desmerecer quem não pratica, pois naturalmente as pessoas deveriam se interessar em utilizar o CW justamente pelas suas vantagens, e não pela obrigatoriedade.
.
Obrigar saber CW para ser promovido de Classe denota a falta de argumentos sólidos e lógicos dos praticantes da modalidade para "convencer" os colegas, pois se possui tantas vantagens sobre outras modalidades o interesse deveria ser natural e elevado.
.
Quais problemas surgiram para o Radioamadorismo em países que aboliram a obrigatoriedade dos exames de CW?
.
Para os praticantes de CW quais problemas surgiriam na utilização das frequências a eles destinadas com a supressão da obrigatoriedade do exame de CW ? Nenhum!
. 
Se ocorrer um aumento significativo de radioamadores eles utilizariam justamente as frequências reservadas a fonia, e com o decorrer do tempo também não acarretaria nenhum problema, pois quem lá chegasse com o intuito de "bagunçar", se auto eliminaria naturalmente por não encontrar ressonância nas suas intenções.
.
Os praticantes de CW estão equivocados em sua obrigatoriedade para promoção de Classe, como se tal fato estivesse aumentando significativamente o número de praticantes após prestarem o exame. 
.
Acredito justamente no contrário, por ser obrigado a aprender, a maioria após aprovação não se interessa em continuar praticando.
.
O que levará a aumentar os interessados em CW é justamente a criação e manutenção permanente de cursos virtuais ou não,  demonstrando suas vantagens, e aí sim conseguirão uma participação voluntária muito maior.
.
Praticar CW não me torna um radioamador melhor ou pior que ninguém. Simplesmente não me interessa.
.
O radioamadorismo atual envolve outras modalidades e conceitos, e o CW deve ser integrado nos exames ao conhecimento básico por exemplo de modos digitais, respeito e educação no contato com colegas nas faixas, etc, etc, etc.
.
Um abraço para todos.
.
Rony, PS7AB

 
 

 






 




_______________________________________________
Araucaria mailing list
Araucaria em araucariadx.com
http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria







_______________________________________________
Araucaria mailing list
Araucaria em araucariadx.com
http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20111227/aa8d41c7/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria