(Araucaria) RES: SOBRE A FENARCOM 2010

py5eg py5eg em iesa.com.br
Domingo Maio 16 00:38:17 BRT 2010


Ola Pessoal
Acredito que o assunto foi resolvido pelos responsaveis pelos dois eventos da melhor maneira possivel e todos nos teremos a oportunidade de assistir aos dois eventos.
Desejamos o máximo sucesso ao XI Encontro e a FENARCOM.
Um abraço a todos e até la
Atilano

________________________________

De: PY2WG [mailto:py2wg em uol.com.br]
Enviada: sáb 15/5/2010 18:28
Para: Erwin-Fenarcom; py5eg; 'Feirinha DIGITAL'; renata em radiohaus.com.br; py2wc em hotmail.com; 'PETER PP5XX / PY5CC'
Cc: 'gerson motareli'; py5ip em onda.com.br; ps7ab em yahoo.com; 'Cicero Xavier Silva'; py2nfe em uol.com.br; py5vc em gevaerd.org
Assunto: Re: SOBRE A FENARCOM 2010


Prezados Amigos,
 
Gostaria de parabenizar o Erwin por nos proporcionar a oportunidade mais uma vez deste belo evento, creio que seria exelente se a turma do ARAUCÁRIA, ao qual parabenizo o colega ATILANO pela exelente iniciativa do evento GADX, pudesse dar à todos os participantes da FENARCOM 2010,a oportunidade de ter mais contato com o DX estando todos em um único espaço,
 
Parabenizo mais uma vez à todos que sempre , assim como eu, estamos divulgando este tão fascinante hobby,
 
Um abraço à todos e que os eventos sejam mais um marco para o Radio-Amadorismo Brasileiro,
 
Atenciosamente,
 
Manoel, py2wg

From: Erwin-Fenarcom <mailto:erwin em fenarcom.com.br>  
Sent: Saturday, May 15, 2010 2:20 PM
To: py5eg em iesa.com.br ; 'Feirinha DIGITAL' <mailto:hamradiobr em yahoo.com>  ; renata em radiohaus.com.br ; py2wc em hotmail.com ; 'PETER PP5XX / PY5CC' <mailto:pp5xx em radioamador.com>  
Cc: 'gerson motareli' <mailto:py2ac.gm em gmail.com>  ; py5ip em onda.com.br ; ps7ab em yahoo.com ; 'Cicero Xavier Silva' <mailto:xavier.py7zy em gmail.com>  ; py2nfe em uol.com.br ; py5vc em gevaerd.org ; 'PY2WG' <mailto:py2wg em uol.com.br>  
Subject: SOBRE A FENARCOM 2010

  

Caro Atilano. Espero que tenha bons momentos de lazer ai nessa maravilhosa Hamvention de Dayton.


Estou encaminhando esse e-mail para você e nos lêem em cópia o amigo Bira da Feirinha Digital, minha esposa Renata, Manoel e os amigos, colegas e membros do Araucária Waldir, Gerson, Dirceu e Peter, Rony, Xavier e Ronaldo que se manifestaram sobre o assunto ou que tiveram alguma participação.

 

 

Acho que a questão das datas dos eventos já está devidamente definida e resolvida mas como estou vendo algumas pessoas nas listas insinuando maldosamente que eu criei todo o problema, estou te mandando esse e-mail apenas para que as coisas fiquem bem claras e que as pessoas saibam que JAMAIS tomei qualquer atitude para desagregar o evento ou até mesmo para que o encontro do GADX ocorresse em outro local.

 

Seria "burrice" da minha parte não querer agregar o GADX a FENARCOM, pois é óbvio que quanto mais radioamadores tivermos aqui juntos, quem vai sair ganhando é o radioamadorismo brasileiro e os dois eventos simultaneamente. Lamento que os dois eventos não possam acontecer junto como já foi em 2007 e 2008. Você bem sabe que eu, meus colaboradores e minha família nos desdobramos para que o GADX tivesse todo o apoio e conforto para estar aqui junto com a FENARCOM e fizemos de tudo para que tudo transcorresse da melhor forma possível, o que de fato ocorreu.

 

Sobre toda essa questão polêmica que esse assunto acabou virando, gostaria de esclarecer alguns fatos apenas com o intuito de que as pessoas não fiquem pensando que eu estou querendo desagregar, atrapalhar o evento do GADX ou que tenha feito algo de propósito, o que, como já disse, seria burrice de minha parte. Se fosse possível, gostaria que você mandasse essas informações para algumas pessoas do GADX que colocaram em dúvida minha postura.

 

Vamos aos fatos:

 

1)  Conforme você tinha conhecimento, pois falamos algumas vezes sobre o assunto, a minha empresa passou por sérias dificuldades desde o final de 2008. Quando a crise internacional teve início, nós tínhamos que fazer um pagamento em dólar de um fechamento de cambio de um valor muito alto e tive que fazer com um dólar muito mais alto. Isso acabou me atrapalhando muito e me levou a buscar alternativas o que culminou com a entrada de dois sócios no negócio. Assinamos o acordo em 15/04 e à partir dessa data a empresa passou a ser gerida e administrada por três pessoas. Nosso objetivo imediato é resolver todas as pendências com clientes e fornecedores o que já começou a ser feito e esse processo deverá estar concluído até o final de maio, quando passaremos a operar com estoques mais robustos e com capital de giro mais consistente para melhor atender aos clientes.

Além disso, tivemos uma reunião essa semana em Curitiba com um dos dirigentes da ICOM e ficou definido que a Radiohaus passará em breve e efetivamente a atuar em outras áreas que não só de amador.

Eu te liguei algumas vezes e comentei sobre a situação pela qual a empresa passava com a intenção de me aconselhar com uma pessoa pela qual sempre nutri grande apreço e admiração, além do grande, experiente e destacado empresário que é.

 

2)  Essa fase de nossas vidas (minha e da Renata) foi o que já vivemos de pior. Não me eximo de qualquer responsabilidade pelos problemas que alguns clientes tiveram, mas jamais deixei de cumprir com minhas obrigações e todos os dias estava aqui, trabalhando desde as primeiras horas do dia, sem hora para sair, para tentar administrar a crise e encontrar uma saída. Alguns amigos radioamadores mais próximos foram testemunhas do nosso sofrimento e de nossa resignação e determinação em querer encontrar uma solução, pois minha formação e caráter não permitem que não honrasse com todos os compromissos. Nesse período fui achincalhado, desprezado, xingado, humilhado, pisado e ridicularizado por muitas pessoas, alguns deles que jamais tinham comprado qualquer coisa aqui. Até ameaças de morte cheguei a receber e um e-mail de uma pessoa que me dizia que tinha informação de que eu tinha quebrado por ter perdido todo o dinheiro com jogo, vício que jamais eu tive. Aceitei tudo com muita resignação pois tinha consciência de que as pessoas tinham razão em estarem bravas comigo, mesmo achando que algumas delas passavam dos limites. Jamais fugi a minhas responsabilidades e sempre procurei administrar os problemas da melhor forma possível num ambiente em que diariamente eu era atacado e sumariamente julgado.

 

3)  Quando consegui fechar a nova sociedade, uma das coisas que ficou definido é que a organização e FENARCOM ficaria comigo (pessoa física) e a Radiohaus continuaria a apoiar e a participar do evento como expositor. Até então estávamos divulgando, inclusive no site da ICOM América em http://www.icomamerica.com/es/events/default.aspx como se a Fenarcom fosse ocorrer em Julho/2010. Eu tinha consciência de que se não conseguisse resolver os problemas da Radiohaus, teria que cancelar o evento esse ano de novo, o que seria lamentável. Assim que acertei a nova sociedade pedi ao grande amigo Bira da Feirinha Digital (que sempre acreditou num projeto maior que é a Radiohaus e a Fenarcom) que anunciasse a nova data do evento. Foi pedido para o Bira colocar a notícia pois sabidamente a Feirinha Digital é o site de radioamadorismo com a MAIOR audiência de internet no Brasil. À princípio tínhamos pensado em fazer no feriado de 7 de Setembro e isso foi colocado lá como notícia no dia 20/04. A notícia continua exposta lá na coluna FDNews.

 

4)  Quando comecei a ver todos os detalhes que o evento teria, bem como problemas com as eleições e com disponibilidade de espaço para o evento, cheguei a conclusão que setembro seria uma data muito próxima para os expositores e para a organização do evento e decidimos mudar para novembro. No final de Abril tomei cuidado e pedi ajuda ao Bira (que detem e é uma pessoa que recebe muita informação sobre tudo o que acontece no meio radioamadoristico) e ele pesquisou se haveria uma coincidência de datas. Passei um e-mail a ele para ver se haveria algum encontro ou concurso que pudesse coincidir com a FENARCOM em novembro. A resposta dele foi que após pesquisar não havia NADA divulgado e que ele achava que seria uma excelente data para o evento.

 

5)  Eu havia lido alguma coisa sobre o encontro do GADX lá por março mas até então a data escolhida não seria novembro pelo que me recorde. Tendo a informação do Bira de que não aconteceria nada nessa data, marcamos com a Prefeitura, ICOM e alguns parceiros importantes e divulgamos a nova e definitiva data de 12 a 15/11/2010, o que foi oficialmente anunciado no site da feira e na FD.

 

6)  No dia 30/04 as 09:35 te mandei um e-mail informando que conseguira equacionar os problemas aqui da empresa e que com isso a Fenarcom 2010 seria viável e nesse mesmo e-mail convidava o GADX para mais uma vez fazer parte do evento. As 10:51 do mesmo dia você respondeu que o Waldir estava organizando o encontro e que seria na mesma data o que impossibilitaria a participação do GADX na Fenarcom 2010.

 

7)  As 12:19 do dia 30 eu lhe respondi que não teria como mudar a data em função de compromissos assumidos e de problemas com disponibilidade de data para o local do evento. Mesmo assim disse que não via problema em ocorrerem os dois eventos no mesmo período. Como você bem lembra, em 2006 quando fizemos a I FENARCOM, você estava envolvido com o WRTC 2006 onde foram dois dirigentes da ICOM e após vieram para a Fenarcom. Da mesma forma, muitos radioamadores que lá estiveram acabaram também prestigiando a Fenarcom e um evento acabou se somando ao outro o que foi bom para todos. E isso ocorreu lá em Santa Catarina a 800km daqui. Agora, dois eventos ocorrendo no mesmo estado a pouco mais de 100km de distância um do outro certamente faria com que muitos radioamadores poderiam desfrutar pelo menos por um dia de um ou de outro evento sem qualquer problema. 

 

8)  No mesmo dia 30/04 poucos minutos após eu ter lhe mandado o e-mail das 09:35 um radioamador do nordeste postou na lista o seguinte:

"Alguém sabe informar se já foi definida a data do encontro araucária deste ano?"

 

A resposta do Waldir nesse mesmo dia as 10:48 foi:

"O Encontro se dará no mês de NOVEMBRO/2010, infelizmente os poblemas pessoais me tiraram do foco, estou retornando a rotina lentamente, mas a data será comunicada ainda esta semana na lista, necessito somente de uma confirmação.
 No restante os preparativos estão correndo a contento, grato por seu e-mail pois ele me tra novamente a realidade da vida."

 

Ou seja, no dia 30/04 pouco mais de uma hora de eu ter lhe convidado para o GADX participar da Fenarcom o Waldir respondeu na lista que a data "será comunicada"... ou seja, ainda não havia uma data fixa e correta para o encontro do Araucária e antes disso eu já havia definido a nova e última data para a Fenarcom.

 

9)  As 11:30 o Waldir postou a informação:

"De: araucaria-bounces em araucariadx.com [mailto:araucaria-bounces em araucariadx.com] Em nome de WALDIR SOARES
Enviada em: sexta-feira, 30 de abril de 2010 11:29
Para: LISTA ARAUCARIA
Assunto: (Araucaria) ENCONTRO ARACARIA DE DX 2010

 

Bom dia a todos!
 
Recebi autorização do Sr. Atilano para divulgação das datas do encontro para o ano de 2010.
 
CIDADE GUARAREMA/SP - 40KM DISTANTE DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CUMBICA.
 
LOCAL GUARAREMA PARK HOTEL
 
 DE 13 A 16 DE NOVEMBRO."

 

Ou seja, a CONFIRMAÇÃO da data do encontro do Araucária só veio a público no dia 30/04 as 11:29, APÓS já termos informado através do site da feira e através do site Feirinha Digital sobre a data da FENARCOM.

 

 

10)                    Então, as pessoas que insinuaram que eu havia criado uma "coincidência" ou que teria colocado a data propositadamente para atrapalhar o encontro, me perdoem, mas está muito claro que o que ocorreu foi exatamente ao contrário.

 

11)                    E, repito mais uma vez, é ÓBVIO que se eu tivesse recebido a informação de que o encontro do GADX seria de 12 a 15 de Novembro jamais teria marcado a FENARCOM na mesma data e tentaria ao invés disso unir as forças e repetir o que já fizemos juntos em 2007 e 2008, ou seja, aglutinar o Araucária aqui na Fenarcom.

 

12)                    Sobre a postagem de hoje onde o colega Dirceu  faz uma reflexão sobre a feira de Dayton, concordo com muitas coisas que ali estão escritas. Ele realmente conseguiu abordar com muita clareza alguns aspectos da situação do radioamadorismo brasileiro, mas gostaria de tecer alguns comentários sobre o assunto:

 

Na esteira  da  feira de  Dayton , cabe uma reflexão  muito profunda  nesta semana.

 

Apesar de nunca ter ido a Dayton ,ontem fiquei no link de video do WA5KUB e pude ver um pequeno panorama de como se desenvolvem as coisas naquele lugar . A alegria dos visitantes é notória ! Todos que vão até lá  disfrutam do clima de confraternização , tudo é felicidade estampado nas faces dos que lá estão . Até os brasileiros que para lá vão são contagiados por essa imensa felicidade.

Eu já tive a oportunidade de estar lá por algumas vezes e ficava me perguntando porque não poderíamos ter um evento assim no Brasil. Foi Dayton que me inspirou para em 2005 começar a idealizar e organizar a I FENARCOM que aconteceu em Julho de 2006.

 

Pense que Dayton não fica no paraiso , fica aqui mesmo , no nosso planeta ... Mas então qual a diferença ? TRABALHO , ORGANIZAÇÃO, UNIÃO E SERIEDADE !!!!

Foi justamente por isso que conseguimos junto com diversos parceiros e expositores tornar a FENARCOM uma referência no Brasil e até exterior, sendo reconhecido inclusive pela ICOM que sempre acreditou, apoiou e divulgou a I Feira de Radioamadorismo do Brasil.

 

    Os  americanos tem orgulho, isso mesmo, orgulho de fazerem a  maior feira de rádio do mundo . E veja só ; ensinaram ao mundo uma frase ; I SEE YOU IN DAYTON !  Não é fabuloso ? Nós também repetimos a frase . Isso é  maravilhoso não acham ?

Da mesma forma os brasileiros tiveram por três anos seguidos, a chance de falar "nos encontramos em Indaiatuba" e terão essa chance mais uma vez em 2010. O clima que se teve nas três edições da FENARCOM, respeitadas as devidas proporções, foi o mesmo que encontrei todas as vezes que fui para Dayton.

 

    Infelizmente ainda no Brasil não conseguimos fazer uma feira , um encontro ou qualquer coisa que seja abrangente . Conseguiram  alguns abnegados reunir una centena de pessoas aqui ou acolá . Não estou desfazendo em nada essas  iniciativas , mas vejo com tristeza a desunião existente . O que vejo é competição entre  pequenos . Quando teremos algo como Dayton ? 

    Quando pararmos de competir conosco mesmos... Quando o radioamador brasileiro deixar de ser pequeno , quando deixar de ser individualista !

 É claro e reconhecido por milhares de Radioamadores que a Fenarcom foi desde o começo um encontro abrangente. Em 2007 e 2008 o GADX foi bem recebido, fizemos um auditório dentro da feira, que não custou barato, para as palestras. O GADX ocupou quase 100% do espaço de palestras e todos os interesses foram respeitados, os que gostam de VHF, os que gostam de CW, AM, montagens, DX, radioescutas, APRS, Echolink, etc... Quando pensei no nome FEIRA e não em ENCONTRO, foi justamente para não segmentar, não criar alguma coisa que fosse "só para quem gosta disso ou daquilo". Por isso mesmo é que foi dado o nome de FEIRA para que todos os interesses pudessem ser respeitados.

 

 

    Já é tempo de pensarmos em sair da treva . Temos conseguido lograr tão belos resultados em competições internacionais . Quando  vamos conseguir os mesmos resultados dentro de nosso país ? Quando deixaremos uma marca positiva  dentro de nossa casa ?  Sabemos  fazer bonito para o mundo , mas não conseguimos ordenar  uma data  para uma  reunião ... Tem que ter duas ! As vezes penso numa frase que ouví de um antigo radioamador que dizia : - No Brasil , se numa cidade tiver dois radioamadores, tem que ter dois clubes .

    Quando vai acontecer uma Dayton no Brasil ? Condições temos. O que falta ? UNIÃO , simplesmente! Todos trabalhando coletivamente, deixando de lado as pequenas coisas que atrapalham .Temos que começar a pensar grande. 

    Quando em Curitiba começaram os encontros do Araucária , pensei que finalmente tinhamos conseguido algo parecido. Pensei que que tínhamos chegado a um denominador comum , mas afinal , as coisas caminharam por outros caminhos e o encontro teve que ser feito em outras localidades . Imaginem se a feira de Dayton fosse feita cada ano em uma cidade ? Simplesmente perderia a magia !!! Todos que lá estão se programaram com  antecedência , inclusive  os expositores que sabedores da seriedade do encontro para lá acorrem . Aqui , não temos patrocinadores ! O que precisamos é definir um lugar e fixar metas . Só assim teremos sucesso .

 

Concordo com o Dirceu. Muitas pessoas me pediam para fazer a Fenarcom cada ano em um local e eu sempre bati na idéia de que teria que acontecer sempre na mesma cidade para se criar uma cultura do "te vejo ano que vem lá em Indaiatuba". Poderia ter sido qualquer outra cidade, mas Indaiatuba oferece todas as condições para um evento assim. É muito bem localizada, não tem grandes problemas sociais, fácil acesso por auto-estradas e tem ao seu lado a apenas 10km o Aeroporto Internacional de Viracopos que atende todo o país e desde 2008 é sede da AZUL, empresa com a qual firmamos uma parceria essa semana e que dará um desconto de 10% a todos os visitantes da Fenarcom.

 

Seria maravilhoso se tivéssemos dezenas de Hamvention Brasil afora e acho que nosso país comporta diversos eventos assim por ano, desde que como bem disse o Dirceu, as pessoas se organizem.

 

Quando idealizei a Fenarcom Simplesmente ocupei um espaço que era para ter sido ocupado por algum clube ou entidade... no caso de Dayton é o clube local que organiza e realiza a Hamvention que nada mais é que uma feira, por mais de 50 anos... Como aqui ninguém se mexia, simplesmente acabei organizando um evento para TODOS OS RADIOAMADORES de todo o Brasil.

 

Muitos me criticaram por ter criado uma "feira comercial..." Claro que é... ninguém que nos lê aqui trabalha de graça ou faz alguma coisa para ter prejuízo. Ou será que a feira de Dayton é organizada pelas freiras do convento local e que não existe nenhum resultado financeiro? E aqueles rádios caríssimos que eles sorteiam os fabricantes doam porque gostam dos olhos azuis dos organizadores? Não, lá ainda mais do que aqui, as coisas só acontecem em função de trabalho e de resultados financeiros.

 

Para quem não sabe, para realizar o sonho da I FENARCOM em 2006, banquei o custo de várias entidades e até empresas para fazer o evento acontecer e tive um resultado financeiro de MENOS 15 mil reais. Mas tudo para ver o sonho de ter uma feira no Brasil. Não pensava como comerciante, mas como um idealista radioamador e é esse ideal que me levou a sair de uma situação muito difícil, me reerguer e mais uma vez "dar a cara para bater" e fazer mais uma feira PARA TODOS OS RADIOAMADORES do Brasil e até da América do Sul.

 

Ninguém, fora familiares e alguns amigos mais próximos, tem noção de quantos são os detalhes para organizar um evento assim e de quanto é desgastante e sacrificado ter que perder muitas horas e dias de lazer com a família e amigos.

 

A FENARCOM foi um grande sucesso, reconhecido por milhares de radioamadores e certamente será mais uma vez esse ano, mesmo sem podermos contar com a participação do Araucária que tanto nos orgulhou e tanto acrescentou ao evento em 2007 e 2008.

 

Essa semana tive um encontro com um dos diretores da ICOM em Curitiba, que lá estava a trabalho e eles reafirmaram o apoio ao evento e assumiram o compromisso de mandar uma ou duas pessoas para estarem aqui pessoalmente. Através da divulgação da FENARCOM que acontece no site da ICOM América, já estamos recebendo alguns e-mails de radioamadores dos países vizinhos interessados em visitar o que modestamente sempre chamei de "A Dayton Brasileira" que já acontece desde 2006. Da mesma forma, conseguimos um convênio com a AZUL para o transporte dos visitantes com descontos que em breve estará sendo divulgado.

 

Para finalizar gostaria mais uma vez de deixar claro que jamais tomei qualquer atitude para prejudicar o encontro do Araucária e teria imenso prazer e satisfação caso pudéssemos mais uma vez estarmos juntos aqui em Indaiatuba em 2010, como sugerido pelo amigo Gerson, PY2AC.

 

Quero que as pessoas entendam que JAMAIS existiu qualquer "disputa" ou rivalidade entre os organizadores do encontro do Araucária e minha pessoa que organiza a Fenarcom. Pelo contrário, sempre admirei imensamente o GADX e em especial e VOCÊ, Atilano pela pessoa maravilhosa que é, por seu passado e presente em prol do radioamadorismo nacional e mundial e pelos dois anos em que estivemos juntos na FENARCOM somente temos ótimas lembranças e recordações para guardar pelo o que a participação do Araucária representou ao evento.

 

Por mais que algumas pessoas façam insinuações, tenho minha consciência muito tranqüila e vou continuar sempre trabalhando para que os radioamadores brasileiros possam se orgulhar de ter um evento anual ou bienal dedicado a eles.

 

73

 

Erwin, PY2QI
Organizador - FENARCOM

www.fenarcom.com.br <http://www.fenarcom.com.br/> 

 

AVISO LEGAL: Esta mensagem pode conter informações confidenciais e/ou legalmente protegidas. Caso recebida por engano, favor devolvê-la ao remetente e eliminá-la do seu sistema, não divulgando ou utilizando a totalidade ou parte desta mensagem ou dos documentos a ela anexados. 
 
LEGAL NOTICE: This message may contain information of confidential nature and/or legally protected. If you have received this message by mistake, please reply to the sender, eliminate it from your system and do not disclose or use this message or the attached documents, in whole or in part.

 

 

 

 

 

 

 

 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20100516/765e052d/attachment-0001.html 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : não disponível
Tipo  : image/jpeg
Tam   : 2950 bytes
Descr.: image001.jpg
Url   : http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20100516/765e052d/attachment-0001.jpe 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria