(Araucaria) Propagação, DX e Radioamadorismo
Léo - PP1CZ
pp1cz em terra.com.br
Terça Outubro 6 22:26:29 BRT 2009
Boa noite Fábio e amigos.
Em primeiro, queira desculpar o tempo passado desde que recebi seu e-mail abaixo, para manifestar meu ponto de vista.
Hoje o radioamadorismo compete com meios de comunicação muito atraentes para todos, ainda mais para os jovens, que são mais imediatistas (no melhor sentido da palavra). Uma competição desproporcional.
Desta forma, com a necessidade de renovarmos nossos quadros, a primeira reserva é de fato o parente mais próximo: um filho ou filha, um sobrinho, o filho de um amigo, etc., e não se tem desprezado esta reserva. A grande maioria de novatos vêm justamente daí.
Bom, seguindo este princípio, se cada radioamador fizer um seguidor, já teremos garantida a continuidade de nossa atividade.
Agora temos na realidade é que prospectar novos adeptos.
E onde faze-lo? penso que as Escolas Clubes e Associações de Radioamadorismo, demonstrações públicas de operações efetivas de radioamadorismo, com uma estação no ar, que sempre chama muita atenção, através de divulgação, etc.
Contrário à opinião de muita gente, penso que o Serviço de Radio Cidadão é um celeiro excelente de radioamadores. Eu sou prova disto: derivo daquele serviço, onde fiz muitos amigos que mantenho até hoje, passados mais de 25 anos de inatividade de Rádio Cidadão.
O esporte que pratiquei desde os 15 anos de idade (e tive que parar o ano passado, aos 47 anos, depois de 02 cirurgias de joelho e uma de ombro) é o tênis.
Pois bem, o Brasil perdeu uma excelente janela para fomentar este esporte em todo o país, quando tivemos nosso fenômeno "Manézinho", o Guga.
Podíamos ter aproveitado a fase maravilhosa que este expoente do esporte nacional teve anos atrás, com toda sua simplicidade e simpatia que conquistaram o mundo, e abrir escolas de tênis, incentivar sua prática, etc.
Mas infelizmente a Federação Brasileira de Tênis, por problemas políticos e outros que não vêm ao caso, perdeu esta oportunidade.
Este exemplo acima tem um porquê: quando houve a catástrofe meses atrás, com o vôo AF 447 da Air France, tivemos um momento de notoriedade, com nosso amigo André - PY0FF, participando ativamente das comunicações de toda a operação da Marinha e Aeronáutica brasileiras.
Houve muita polêmica, e deixamos, como no caso do Guga, escapar a oportunidade de divulgar nossa atividade.
Não que quiséssemos ou devêssemos tirar proveito da dor de milhares de pessoas em todo o mundo.
Sofremos todos com aquele episódio, porém no calor das discussões, nos esquecemos de mostrar o quanto nossa atividade é útil em momentos em que a população passa por provações e ficam jogadas à própria sorte, como ocorreu com as chuvas em Santa Catarina.
Por mais aparelhado que seja o Estado ou as melhores intenções e despesas que façam suas autoridades, casos como estes somos muito mais eficientes e efetivos do que qualquer meio de comunicação.
Não podemos nos dar ao luxo de desprezar qualquer oportunidade de demonstrar nossa atividade, o quão ela é prazerosa, o quanto traz de enriquecimento cultural, de conhecimentos gerais, de aprendizado de outras línguas, outros povos e culturas, etc., sem contar o número de amigos que temos espalhados pelo mundo.
Quantas vezes todos nós já abrimos as portas de nossas casas para receber até mesmo um desconhecido, somente para mostrarmos, com orgulho incontido, nossa atividade, que julga-se esclerosada, mas que é tão atual quanto os mais avançados meios de comunicação.
Existe ali embutido o desafio de uma comunicação que vem desde os primórdios da era da comunicação, que evoluiu e que possui formas avançadas e rústicas, abrindo um maravilhoso leque de opções. O desafio, este é o que aguça a curiosidade dos jovens.
Temos que pensar no amanhã, e unirmos forças para crescer, não somente garantir a continuidade de nossa atividade.
Recebam todos minhas desculpas por me alongar neste assunto, assim como o meu mais forte abraço.
PP1CZ - Léo.
--------------------------------------------------------------------------------
----- Original Message -----
From: Fabio Hoelz
To: Grupo Araucaria de Radioamadorismo
Cc: vhf-dx em yahoogrupos.com.br ; gdxg em yahoogrupos.com.br ; RIO-DX-GROUP em yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, October 04, 2009 2:38 PM
Subject: Re: (Araucaria) Propagação, DX e Radioamadorismo
Léo
Espero realmente estar errado, vi este mesmo "ponto alto" acontecer em outros eventos e momentos, mais não sei porque a coisa não acontece, posso estar ansioso demais e vendo o mundo sem esperança, e por isso espero estar errado.
Quanto ao Soninho, Rafa, Tom, Evan, e muitos outros que podemos nomear aqui são frutos do trabalhos de seus pais ou parentes próximos radioamadores, assim como exemplifico ainda bem cru aqui no RJ a Fafá e o Fredinho ambos com 12 anos de idade, mais isso é muito pouco e muito pontual, o trabalho tem que ser coordenado em com objetivos claros de estar junto as escolas, as universidades etc, continuamos com trabalho feudal passando de pai para filho a arte, mais cada vez menos filhos seguem os pais, é um problema de matemática e simples...
como disse espero estar errado.
Fábio Hoelz
PY1ZV
RIO DX GROUP MEMBER
PR1T TEAM
ARAUCÁRIA MEMBER
BRAZILIAN KIDS DAY - DIA 11 DE OUTUBRO DE 2009 - PARTICIPE!
http://riodxgroup.dxwatch.com/kids_day_2009
ZY0T ILHA DA TRINDADE, SA-010 17 À 20 DE OUTUBRO!!
http://riodxgroup.dxwatch.com/trindade-2009
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20091006/ca04b63d/attachment.html
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria