(Araucaria) Caso PU2TNC / Parecer ZV2K
Robert Cochrane
robert em whc.com.br
Quarta Novembro 18 19:33:53 BRST 2009
Boa Noite!
A todos da lista venho passar as informações pertinentes ao caso PU2TNC na operação da estação ZV2K durante o concurso CVA 2009 realizado pelo CRAEC/EB.
Primeiro:
Hoje, 17 de novembro de 2009, às 19:00h foi terminado o prazo para que o “Sergio” “PU2TNC” me enviasse a cópia dos documentos para comprovar sua inocência frente às acusações de falsidade ideológica. Informo que por várias vezes fiz contato com o mesmo por telefone, e nesta quarta, não mais atendia minhas ligações, SMS, mensagens de voz ou e-mail.
Não sou um órgão inquisitório, nem ao menos tenho status para investigar ou julgar, mas busquei a verdade após a notícia de possível irregularidade.
Com o silêncio do mesmo acredito que pode existir uma irregularidade de fato, que inclusive ultrapassa as barreiras do rádioamdorismo e de um concurso.
Mas vale lembrar ele ainda pode apresentar os documentos, pois até o momento não sei quem é quem, e espero que a verdade venha à tona! Pois somos vítimas quanto todos radioamadores.
Segundo:
Em nenhum momento foi notado qualquer sinal ou comportamento que essa pessoa fosse irresponsável para praticar os atos noticiados. Apresentou-se ao grupo como médico cardiologista e conta com postura e cultura condizentes.
Operava o equipamento com habilidade e sabia se conduzir em uma situação de conteste de forma muito boa, pena que faltou um pouco de respeito ou juízo.
Era conhecido da equipe que operou nesse conteste, há mais de um ano, inclusive participando de reuniões e atividades onde os membros participavam, nunca apresentando sinais de desvio ou algo do tipo.
Nem imaginávamos que algo assim estava ocorrendo, pois deveria ter sido amplamente divulgado o fato, por essa mesma lista, ou no site da LABRE, ai teríamos evitado tudo isso.
Terceiro:
A decisão do CRAEC/EB me espanta, pois, não houve falta de ética, pois ética se traduz em conhecimento e este não tínhamos frente aos fatos. Além disso, o responsável pela estação, Luciano PY2SHF estava presente, durante toda operação, anulando assim o alegado.
Pergunto se houve a entrega ou mesmo apresentação dos documentos do outro “Sergio”, pois do que me lembro só se pode afirmar algo com provas materiais, como documentos, traduzindo-se em devido processo legal, ou aqui não se aplica?
Vale lembrar que só é culpado de crime se provado pelo devido processo legal e respeitado o direito a ampla defesa. Gostaria de saber o procedimento inquisitório que foi utilizado para nos desclassificar, pois até o momento eu não vi a apresentação ou manifestação da outra parte. (Sérgio II)
Se o site qrz.com foi utilizado como referência de pesquisa e depois elevada a categoria de prova, isso seria interessante, pois, qualquer pessoa pode criar um login e senha no referido site, que tem por base a presunção de boa fé, como a nossa.
Quarto:
Como pessoa responsável pela representação pública da operação ZV2K não me adianto em pareceres pessoais ou emocionais, só os fatos.
Agradecemos as pessoas que com ponderação passaram a se manifestar com bom senso, e fico feliz que essas pessoa estão observando com clareza aqueles que gostam de fazer “caça às bruxas” (sic).
Após esse incidente triste e péssimo para todos, informo que a situação dos participantes da equipe ZV2K durante o CVA 2009 é de tristeza e repúdio pelo ocorrido.
Nossa equipe basicamente é formada por PY2WAR e o Luciano PY2SHF e durante determinados contestes buscamos radioamadores experientes e novos radioamadores que gostariam de conhecer o mundo dos contestes e a emoção que se tem, esse foi um dos casos.
Antes de fazermos a formação das equipes eu ou o Luciano fazemos a consulta no site da ANATEL, para verificar o status da estação da pessoa, mas ainda não trabalhamos com identificação biométrica, infelizmente.
Sempre estamos trabalhando para fazer o radioamadorismo mais interessante aos jovens e aos radioamadores, mas, infelizmente, estamos expostos a esse tipo de ocorrência, e a partir desse acontecimento passaremos a solicitar de todos os participantes, cópia dos documentos com reconhecimento por autenticidade por um cartório conhecido, para termos defesa de pronto emprego, para casos como esse.
Como sugestão, acho interessante o CRAEC/EB fazer a análise de todos os operadores de todas as estações para verificar se não há mais algum “estranho no ninho”, podendo solicitar RG, CPF, COER, LICENÇA DE ESTAÇÃO, tudo com reconhecimento por autenticidade, mas isso é só uma sugestão. (para o RAEB é solicitado reconhecimento da firma – só participa quem é do RAEB, é uma idéia)
Fica ainda a pergunta, alguém viu a documentação de algum dos “Sérgios”?
Atilano, espero ter satisfeito as pessoas que lêem essa lista do Araucária Dx Group, desculpe-nos pela nossa inocência e clareza de pensamento.
73!!!
Atenciosamente,
Robert Cochrane
PY2WAR
HORNET RADIO UNIT
INDEXA
RENER
LABRE-SP
Robert Cochrane
Gerente Comercial
WHC Clima
tel/fax +55 11 3816 1053
cel: +55 11 8529 3176
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria