(Araucaria) Uma simples opinião.
Alisson Berkenbrock
pu5aad em radioamador.com
Terça Novembro 17 17:09:05 BRST 2009
Eu sei muito bem que o assunto já está batido por demais, e já havia dito pra mim que não me manifestaria nesse caso, pois tenho uma leve tendência a polemica, mesmo sendo sempre bem intencionada (mas como dizem que de boas intenções o inferno está cheio...). Porém dediquei boa parte dessa tarde para refletir sobre o assunto e chegar a uma opinião própria, livre de interferências ou influencias externas.
Posso imaginar o sufoco que nossos amigos PY2LCD, PU2WAR e demais estão passando por conta do suposto clandestino que operou o CVA junto com a equipe deles. Deve ser angustiante você ver o risco de se perder todo um trabalho de semanas, com planejamento, montagem e ajustes de antenas, deslocamento de equipamento, noites sem dormir, etc...
Tenho certeza que, dá mesma forma que foi surpresa para todos nós o fato de supostamente PU2TNC ser um falsário, também foi para a equipe ZV2K. Muito pior ainda para eles que mantiveram por um bom tempo um laço de amizade com esse cidadão que, segundo especulasse, passou-se por outra pessoa.
Hoje conversando no MSN com um radioamador que admiro muito (Na verdade sou o maior puxa-saco dele, com direito a vale transporte e vale alimentação), ele fez uma excelente analogia do caso; Uma pessoa se passar por radioamador sem ser é a mesma coisa que uma pessoa exercer medicina sem ser médico ou alguém querer advogar sem ter cursado direito. Isso se enquadra em falsidade ideológica e estelionato.
Mas minha intenção aqui não é criticar esse cidadão, mas dar meu apoio a equipe ZV2K, que foi pega de surpresa com a informação da suposta irregularidade desse cidadão que se diz chamar Sérgio.
Entendo que diante do regulamento do concurso e da legislação que regue o radioamadorismo, a equipe está sujeita a desclassificação, com perda de sua colocação. Porém penso que, em muitos momentos devemos usar o bom senso e o espírito de amizade que nos une e analisar caso por caso. Sim, estou dizendo, usar dois pesos e duas medidas, pois nesse caso em especifico nossos amigos radioamadores que operaram a ZV2K foram as maiores vitimas. Acredito que eles não devam ser punidos, pela inocência e camaradagem, pois pecaram pela ignorância (no bom sentido, não entendam de forma pejorativa). Convidaram um amigo de rodada para entrar no conteste com a equipe crendo ser ele quem dizia ser. Se formos agir "Olho por olho e dente por dente", a humanidade termina cega (e banguela), como já disse Mahatma Gandhi certa vez.
Desse episódio lamentável no radioamadorismo brasileiro devemos extrair o máximo de lição possível e evitar erros já cometidos por outros. Tenho certeza que toda equipe de radioamadores que formaram a ZV2K são pessoas sérias e com propósitos nobres no radioamadorismo, e isso em minha opinião basta para absolvê-los de terem de arcar com algum tipo de penalidade proposta diante da vigente legislação e das regras do concurso. Não há necessidade de comentar o árduo labor que seguramente foi para eles de montarem a estação, dormir mal, comer mal e demais atribulação que uma operação dessa natureza causa, tudo belo amor ao radioamadorismo, sem ganhar nada em troca. Nunca tive uma experiência dessa, mas imagino o trabalho que dá toda vez que vejo meu amigo PU5ATX subindo morros pra fazer contestes.
Essa é minha opinião, nada mais que isso.
Forte 73 a todos;
PU5AAD.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20091117/c8b96ce5/attachment.html
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria