(Araucaria) Dúvidas de um nobre colega
Ricardo Lucin
lucin_ricardo em yahoo.ca
Segunda Maio 25 13:37:04 BRT 2009
Pessoal,
Recebi um e-mail de um nobre colega, muito ativo em DX, que me perguntou como fazer para escutar uma estação DX, ou uma país novo, mesmo morando na cidade grande, onde o nível de ruído e estática é muito elevado.
Bem, percebo que não é a primeira vez que alguém me pergunta isso por email e pessoalmente tbém, então para que eu não responda exclusivamente para ele, mas para outros que tenham a mesma dúvida, seguirá uma descrição abaixo.
Acredito que seja a dúvida de alguns, então aproveito esta tão conceituada lista para que os mais entendidos no assunto possam dar algumas dicas tbém ou relatar suas histórias. Relatarei minha experiencia em eliminar esse ruído QRN, reclamaçoes de falta de propagação e a não presença de radioamadores nas bandas de HF chamando DX. Para quem não sabe, tudo isso tem um relação de proporcionalidade.
A primeira coisa que devemos levar em consideração para alguém que tem muito ruído estático, é o fato também de eles reclamam da propagação na maioria das vezes. Sempre vão dizer que a propagação está ruim e que tem muito ruído nas bandas. Mas existe uma verdade nisso tudo, pois quem tem muito ruído nunca haverá propagação suficiente para fazer bons QSO's. Essa seria a primeira premissa.
Vou relatar o que fiz aqui em casa, consequentemente eu parei de reclamar da tão bendita propagação :)
Onde eu moro aqui em São Bernardo, atrás das fábricas da Mercedes-Benz e da Ford, tenho praticamente em todas as bandas ruídos (QRN) de S9+20 em média, durante a noite esse ruído cai para S9. Acredito que muitos tenham esse mesmo problema. Ainda tenho o ruído QRM gerado pelas broadcasting em AM das Rádio ABC e Rádio Bandeirantes que me dão muita interferencia tbem.
Qual a foi a solução encontrada, para minimizar o ruído aqui. Tentei muitas coisas, aterramento da estação, da torre, do cabo coaxial, balun, troquei várias vezes de antena, aposentei de vez as antenas Dipolo de fio em V invertido, e optei pelas dipolos rotativas com bobinas (explico-lhes pq). Antena Vertical nem pensar aqui
Sinceramente, alguma coisa melhorou. Depois liguei para Eletropaulo (Compania de fornecimento de energia elétrica aqui em São Paulo), questionando-lhes sobre o ruído gerado pelos transformadores de rua. Vieram aqui e pouca coisa mudou, infelizmente. O problema do QRN deve ser de outra fonte, obviamente das metalurgicas e industrias automotivas a menos de 200 metros de casa.
Desisto...não vou fazer mais rádio pensei. Mas esta talvez não seria a melhor solução.
Comprei radios mais modernos, com DSP e outros recursos, mas tbém não resolveu o meu problema. Comprei antenas de menor ganho, consequentemente, recebem menos ruído. Sim as dipolos horizontais rotativas com bobina funcionam muito bem, para quem quer aposentar de vez as V invertidos. Não irão se arrepender. Vertical na cidade grande... nem pensar.... estas funcionam muito bem próximo da água salgada, como na praia e no interior onde não tem ruído, agora aqui na cidade grande por serem omnidirecional, captam ruído 360 graus, na minha modesta opinião não deu certo aqui em casa. Foi perda de dinheiro.
Mas alguns irão perguntar... Como vc resolveu o seu problema então?
Minha solução foi mais simples do que pensei: Comprei um rádio com boa SELETIVIDADE e vários níveis de ATENUAÇÃO. Em alguns rádio em escrito como ATT ou RF ATT.
Exemplo1:
Caso eu ligue o FT-857D, não consigo bloquear o ruído QRN e diminuo este muito pouco. Não possui recursos avançados de atenuação, mas possui um bom DSP para recepcão. Com este rádio aqui de casa não consigo trabalhar muitas estaçoes DX, mas para um sítio, uma expedição é uma beleza de rádio. Quem mora na cidade vai reclamar desse rádio. Acontece o mesmo para o IC 706 MK2 e IC 7000, FT 100 e outros tantos rádios modernos com muitos recursos de recepção desta categoria.
Exemplo2:
Caso, eu ligue o TS 850S, esse possui 3 niveis de atenuação, que reduz drasticamente o ruído QRN, e ainda função de SlopeTune para SSB e Passband para CW. Consigo agora escutar as estações mais baixas na QRG, mas ainda sim, fico com ruído de S3 em média.
Estaçoes com sinais realmente muito baixos (abaixo de S3), difícilmente conseguirei escutá-los. Este já é um começo, pois este rádio possui boa seletividade. (Minha opinião).
Rádios como FT 920, FT 990, IC 756, IC 746,FT1000, IC775 e outros com ótima seletividade farão um bom trabalho na sua estação. O TS850 seria o mais fraquinho deles todos e já resolve boa parte dos problemas.
Exemplo 3:
Agora, a solução para tudo isso aqui no meu QTH, veio de um rádio fabricado na década de 80. O Kenwood TS 930 Sat.
Esse equipo elimina 100% de todo meu ruído estático, dando-me a satisfação de trabalhar estações realmente baixas. Obviamente, não poderei ter a mesma recepção de quem mora afastado da cidade, onde o nível de ruído é Zero ou praticamente Zero, mas foi a solução para que eu ainda pudesse fazer alguns DX.
O TS 930, bem como TS 940 possui 3 níveis de atenuação. (10 dB,20 dB e 30 dB), mais 2 NB's com ajustes manuais, mais um Notch muito funcional, para CW um fitro VBT e para SSB um Slope Tune muito bom tbém. Esse rádio passa longe de modernidade, como um TS 2000, IC 756 Pro's, FT1000 e FT 2000, TS 870S e tantos outros que fazem muitas coisas, mas resolveu meu problema aqui em casa.
Levei o TS930 na casa de um radioamador vizinho que possui o mesmo problema que eu, mas com um agravante a mais, pois sua localização era bem mais baixo que a minha, as antenas não eram tão altas, utiliza antenas V invertido de fio e Cubica de Quadro tri-banda, e as torres da rádio bandeirantes AM ficam a 300 metros da casa dele.
Minha surpresa como a dele tbém. Novamente o TS 930S bloqueou todo o ruído estático que era de S9+20 tbém, e ele começou a escutar muita gente nas bandas. Pessoal, mesmo na Cúbica ele possuia S9+20 de ruído, no V invertido para 40 metros entao esquece ...ele só ouvia quem chegava com 1KW e estações locais com a propagação escancarada.
O que quero dizer com isso, que se fizermos algumas modificaçoes na nossa estação, como um bom aterramento, boas antenas, filtros, novos conectores de antenas, cabos coaxiais de melhor qualidade (esqueçam RG-58) e um rádio com boa seletividade, começarão a escutar muitas estaçoes DX e não terão mais do que reclamar de propagação. Minha estação é realmente simples, não tem nada de especial, mas acho que encontrei o caminho certo para os meus DX's.
Se alguém mais poderá contribuir com mais outras experiencias e histórias, ficaríamos muito grato.
grande abraço
Ricardo PY2EL
va3pwc em rac.ca
Acredito que alguns como esse meu vizinho, também reclamavam sobre a propagação, mas ele pode ver que a propagação existia, as estaçoes estão ativas, mas o problema era com a estação dele. Era possível notar ele sonhando de novo em fazer radio sem precisar ser chamado de surdo, no ears,aligator e outras coisas mais.
O radio dele FT 840 não possui tantos recursos, consequentemente não bloqueia o QRN, consequentemente, ele sempre me ligava reclamando da propagação, pois ficava me corujando e não escutava ninguém, consequentemete, quem não escuta não chama CQ pois tem receio e sabe que não possui boa recepção. Portanto solucionamos o problema desse radioamador. Que hoje ainda não comprou um outro radio, mas já aposentou sua antena V invertido e colocou um dipolo rotativo horizontal, e que eu espero que em breve esteja mais ativo nas bandas.
__________________________________________________________________
Looking for the perfect gift? Give the gift of Flickr!
http://www.flickr.com/gift/
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20090525/ee0f15af/attachment.html
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria