(Araucaria) RES: Notícia IMPORTANTE !

Marcelo Romero mslromero em uol.com.br
Segunda Junho 8 02:30:48 BRT 2009


Pessoal boa noite: 

 

Cheguei a poucas horas de Águas de Lindóia, onde passei um final-de-semana muito agradável ao lado de amigos radioamadores participando do CSA 144 e para minha surpresa e profunda tristeza, ao retornar ao meu QTH encontro minha caixa postal repleta de emails questionando a conduta do André, PY0FF, no caso do vôo do Air France. 

 

Concordo, pelo que foi apresentado nos emails, que a legislação preveja a restrição à divulgação, por parte dos radioamadores, de informações prestadas por outros serviços. Mas também entendo que não cabe a nós o julgamento dessa questão, pois até o momento os únicos que estão condenando ou questionando a postura do André (por incrível que pareça) são alguns "colegas radioamadores" e os "urubus" da imprensa em suas manchetes sensacionalistas. Também tivemos a infeliz manifestação de um Oficial das Forças Armadas em Brasília, mas acredito, como já foi discutido anteriormente na lista, que o pessoal operacional, principalmente da Marinha, reconhece e valoriza os relevantes serviços prestados pelo nosso colega André, PY0FF, ao longo de muitos anos em situações similares a esta.

 

E acredito que essa deveria ser também a postura da classe radioamadora, a de enaltecer pessoas distintas como o André, sobretudo quando se fala em nome da LABRE, que "deveria" ser a principal entidade preocupada em resguardar a nossa imagem e honradez perante a sociedade e órgãos formadores de opinião. A fiscalização do serviço de telecomunicações cabe aos fiscais da ANATEL e outros agentes fiscalizadores da lei e não aos radioamadores. A nós cabe a faculdade de denunciar ao órgão competente atitudes incoerentes com a prática do radioamadorismo, mas quero acreditar que não teremos alguma manifestação nesse sentido, principalmente originada no nosso meio, mesmo porque a opinião é unânime de que não houve má fé na divulgação dos fatos. 

 

Mesmos os emails contrários à divulgação das informações reconhecem a idoneidade e prestígio do André perante a classe radioamadora e com as próprias Forças Armadas, prestígio evidenciado em condecorações mais que merecidas. Isso por si só já seria motivo suficiente para preservar "a todo custo" a imagem do André, exemplo de radioamador e ser humano, com valores intrínsecos, raramente observados nos dias de hoje. 

 

No entanto, percebemos que há um esforço e uma predisposição maior, por parte de alguns "colegas" radioamadores, em qualificar a atuação do André como ilegal, imoral, ou o que seja, procurando agir como xerifes da radiocomunicação ao invés de buscar preservar a imagem do André e do radioamadorismo como um todo. Se apoiar na lei para desmerecer a conduta do André é claramente mais prejudicial ao radioamadorísmo do que adotar uma postura de esclarecimento da opinião pública dos serviços realmente prestados pela estação de PY0FF. Inclusive o Sr. Volmar, em seus emails, reconhece que ocorreu uma "gafe leve" e que o currículo do André é inquestionável, o que seriam "atenuantes" na discussão do caso. Por outro lado é gritante, e ao meu ver incoerente, as manifestações do Sr. Volmar em qualificar e explicitar a dita "gafe" cometida como uma infração contra o Estado.

 

 Os mesmos colegas falam à imprensa em nome da LABRE-ES, como se todos os associados dessa entidade fossem contrários às atitudes do André. Mas pela própria lista do Araucária, que acredito que seja um efetivo representativo e bem qualificado para isso, percebemos que a grande maioria pensa bem diferente do que esses poucos senhores.



Peço desculpas a todos, principalmente ao Léo, que já se manifestou várias vezes no sentido de encerrar as discussões sobre esse tema, mas não poderia deixar de expressar minha opinião contrária a essas colocações enviadas à lista nos últimos dias. A falta de união de alguns radioamadores e a distorção de foco do que deveria ser preocupação fundamental da LABRE nos faz questionar a sua existência. A entidade que deveria nos defender é a primeira (em nível regional) a se manifestar de maneira oposta, ai realmente fica se posicionar a favor da LABRE. 

 

 

Mais uma vez reforço, de maneira incondicional, o meu apoio e reconhecimento a conduta do André.

Se existe excessão às regras (entenda-se às leis), o André certamente é uma delas, e com louvor!!



 

73's

Marcelo, PY2OMT


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20090608/494a7b7e/attachment.html 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria