(Araucaria) VK6 via gray line

Ademir py2sp em py2yp.com
Terça Junho 2 10:52:08 BRT 2009


Subject: VK6 via gray line



Olá Ricardo,

Não assino a lista de DX do Araucária, mas um colega me mandou alguns posts sobre um QSO seu com VK6IR feito logo após o amanhecer e que você estaria alegando que foi via Europa e que você estaria relutante em aceitar que o QSO foi pelo caminho curto. Vamos lá:

1. O path para VK6 é de aproximadamente 160 graus e seu correspondente pelo caminho longo é de 180 + 160 = 340 graus, mais ou menos por cima da California.

2. A RF é uma grandeza vetorial e portanto não faz curva. A Europa não está no caminho, logo seu sinal não passou por lá.

3. Não sei a data nem o horário exato do QSO, mas, gerei um mapa para o sunrise do dia 20 de maio, que deve representar mais ou menos a hora do QSO. Veja no mapa que ambas as estações estão no gray-line, dentro do tubo como costumamos dizer.

Ah! mas quando nós viramos a antena para a Europa o sinal cresceu. Como se explica isso? A explicação é relativamente simples, alguns QSOs dentro do horário de gray-line são feitos via F2F2 (não confundir com 2F2) e numa modadalidade conhecida como chordal hop. Nesta situação, o sinal é enviado para trás ou meio de lado, até atingir a parte imediatamente anterior à camada F2, é refletido nessa região que atua como se fosse uma parede fazendo com que o sinal retorne para o path desejado. Esse fenômeno é chamado de skew ou skewd path; ao voltar para a direção do QSO, o sinal já está na região do chordal hop e vai embora, praticamente sem descer à terra, ou com no máximo uma descida, neste caso na água salgada. A mesma situação se deu na outra ponta, na estação do VK6. Uma característica desse tipo de propagação é sua curta duração, como a estação transmissora fica no foco da parábola e com o caminhamento do sol, qualquer alteração na ionização da camada F mudará o foco da parábola e o sinal cai quase que na vertical. Uma ocasião fiz um QSO nessas condições em 80 metros, creio que com T33C, o sinal do DX em 6 minutos saiu de dentro do ruído para S9+20 e desapareceu tão rapidamente quanto surgiu.

Sugiro ler cuidadosamente o texto que escrevi sobre propagação que está no meu site. Se gostar do assunto e quiser se aprofundar leia o arquivo "prop101.chm", escrito por Robert R. Brown, NM7M e disponível no meu site, tem um link na página de propagação.

Vale notar que o path para VK6 não passa pelo pólo sul magnético e portanto não sofre absorção magnética. Em 40 metros é um QSO relativamente simples, díficil porque não tem muita atividade, mas factível nesta época do ano. 

Se ainda tiver alguma dúvida e quiser me ligar (11-3082-7585) estou às ordens.


-- 
73 DX de PY2YP - Cesar




-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20090602/d597a6ca/attachment.html 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : não disponível
Tipo  : image/jpeg
Tam   : 92312 bytes
Descr.: não disponível
Url   : http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20090602/d597a6ca/attachment.jpe 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria