(Araucaria) JOTA 2009 - Novo Regulamento - Argumentação da Organização Nacional
Nelson Otavio Maia
py5ca em terra.com.br
Segunda Agosto 10 19:32:59 BRT 2009
Desculpe Marcelo
Nao vou responder todo teu e-mail, poiss o mesmo é longo e cheio de assuntos que essas poucas linhas mostrarão alguma coisa.
Primeiro aprenda o que é Movimento Escoteiro e depois venha tecer comentários. Conheça inicialmente os 5 pontos do Método Escoteiro e depois me diga onde o JOTA está inserido, diga com argumentos sólidos e não com balelas.
Quero lembrá-lo que em Indaiatuba, nos 2 anos que estivemos por lá, o stand de radioescotismo estava ao lado da palestra e voce, jungtamente com outros, procuraram BOICOAR AS PALESTRAS, demonstrando que voces são os únicos que conhecem alguma coisa de radioescotismo. Faltou para voce e para outros um pouquinho de uma coisa elementar para a sobrevivencia - HUMILDADE.
1 - Aceitação da Promessa e Lei Escoteira.- Os membros assumem um compromisso de vivência da Promessa e Lei Escoteira. Marcelo, Quando no Regulamento diz que JOTA não é competição. Se voce ver um pouquinho, vai ver que aí já feriu a Promessa, onde diz "... e Servir à União dos Escoteiros do Brasil", servir a UEB, quer dizer servir todo Movimento Escoteiro (WOSM - OSI e outras mais). Se o regulamento diz uma coisa e voce faz outra, está ferindo simultaneamente 2 artigos - o 1o. e o 7o., então não há aceitação da promessa e Lei Escoteira. Se voce não aplica os 5 pontos, desculpe, não é atividade escoteira.
2 - Aprender fazendo. educando pela ação o escoteiro valoriza: - O aprendizado pela prática; treinamento para autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; hábitos de observação, indução e dedução. Por favor, juntifique esse ponto do Método.
3 - Vida em equipe, denominada nas Unidades escoteiras como Sistema de Patrulha - descoberta e aceitação progreessiva de responsabilidade; disciplina assumida voluntariamente;capacidade tanto para cooperar como para liderar.
4 - Atividades Progressivas Atraentes e Variadas, compreendendo : - Jogos; aqdestramento em técnicas úteis, esstimulado por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e contato com a natureza; interação com a comunidade; mistica e ambiente fraterno; e
5 - Desenvolvimento Pessoal Pela Orientação Individual - considerando - realidade e o ponto de vista de cada membro; confiança nas potencialidades de cada jovem; o exemplo pessoal do adulto; seções com numero limitado de jovens por faixa etária própria.
Veja, se falta um desses tópicos, deixa de ser uma atividade escoteira e passa a ser uma atividade praticada por escoteiros.
Marcelo, gostaria que voce me respondesse em PVT, pois esse assunto não é pertinente `LISTA DO ARAUCARIA DX GROUP.
Maia - PY5CA - DCIM
---- Original Message -----
From: Marcelo Romero
To: Grupo Araucaria de Radioamadorismo
Cc: Equipe Nacional de Radioescotismo
Sent: Monday, August 10, 2009 1:48 PM
Subject: (Araucaria) JOTA 2009 - Novo Regulamento - Argumentação da Organização Nacional
Além das colocações do Ronan, gostaria de fazer mais alguns comentários pertinentes ao JOTA (pelo menos sob a minha ótica):
1 - O JOTA, seja no Brasil ou em qualquer país do mundo é "100% confraternizante", ao contrário do que os colegas estão comentando na lista; o que existe no Brasil é um horário "sugerido para competição" o que não proíbe a prática da confraternização. Algum colega vai me dizer que a participação de caráter confraternizante no Brasil é muito pequena em relação a competição: de fato, muitos grupos e colegas radioamadores realmente não participam da confraternização e se limitam a participar do horário definido como confraternizante. Mas fica a pergunta: será que isso é culpa do regulamento da atividade no nosso país ou será que o problema está na disposição dos grupos em se organizarem para participar plenamente da atividade? É plenamente possível participar do JOTA, confraternizando com jovens do Brasil e do mundo e ainda dando a sua colaboração na fase denominada de "Competitiva", que não passa de um grande jogo escoteiro. Para isso é necessário:
- que os grupos escoteiros "ENVOLVAM" seus chefes na atividade, trabalhando em cima de programações que promovam o conhecimento e a prática do radioamadorísmo, através de jogos, palestras, dinâmicas. Existem diversos temas sobre rádio que qualquer pessoa, mesmo àquelas que nunca tiveram contato com radioamadorísmo, podem passar aos jovens. Exemplo prático disto é o código morse, que é citado no livro Escotismo para Rapazes, escrito pelo fundador do Escotismo e sugerido como atividade, muito antes do Radioescotismo nascer;
- que os radioamadores sejam convidados a participar do JOTA "EFETIVAMENTE", não apenas para montar suas estações nos grupos para a "fase competitiva", mas para aplicar palestras e dinâmicas sobre rádio, aos jovens e também aos adultos, que serão multiplicadores desses temas dentro do Movimento Escoteiro. Muitos escoteiros (jovens e adultos) se tornaram radioamadores por ações de colegas de rádio, que trouxeram o radioamadorísmo para dentro dos grupos escoteiros, principalmente durante o JOTA. Muitos colegas radioamadores se encantaram com o ideal do Movimento Escoteiro e se tornaram "chefes ou instrutores" em vários grupos. Esse intercâmbio se é possível graças ao Jamboree no Ar;
- que a fase competitiva do JOTA seja ENCARA como um GRANDE JOGO que conte com a participação EFETIVA dos jovens. Nada impede que os radioamadores coloquem os escoteiros para fazer alguns contatos durante a fase confraternizante, explicando o funcionamento da troca de reportagens, o código fonético, o código Q... mas para isso é necessário que haja DISPOSIÇÃO por parte do radioamador, em deixar a competição em segundo plano em atenção ao jovem. Também é necessário que o radioamador tenha suporte dos chefes escoteiros (os escotistas), promovendo atividades e jogos paralelamente, como já foi dito anteriormente, não permitindo que os jovens fiquem "ociosos" a espera de um contato.
Enfim, existem diversas alternativas a disposição de pessoas bem intencionadas para tornar o JOTA "progressivo, atraente e variado"... Existem diversas propostas que tornam o "aprender fazendo" uma realidade... É possível sim o "desenvolvimento pessoal do jovem pela orientação individual" conforme orienta a União dos Escoteiros do Brasil. Todos esses termos destacados em vermelho são pontos do MÉTODO ESCOTEIRO que podem ser facilmente aplicados no JOTA ou em qualquer outra atividade escoteira ligadas ao radioescotismo, ao contrário do que alguns colegas nossos afirmam, talvez por nunca terem conseguido ou mesmo tentado aplicar algo parecido em seus grupos. Temos diversos exemplos de grupos e estações bem intencionadas, que "ENSINAM" o radioamarísmo aos jovens durante o JOTA e mesmo assim dão um banho na Fase Competitiva. O maior exemplo delas na atualidade é a PY3UEB, estação do Grupo Escoteiro Baependi do RS, que consegue em um único final-de-semana aplicar temas sobre rádio aos jovens, fazer contatos confraternizantes no Brasil e no mundo e ainda assim ganhar "de lavada" a "Fase Competitiva". Será que eles seguem outro regulamento para o JOTA no Brasil?? Será que eles estão ferindo o Propósito, os Princípios, o Método e a Promessa e Lei Escoteiras? Muito pelo contrário, eles são referências a serem seguidas por todos nós. A diferença que existe é que eles trabalham MUITO durante o ano todo, estando ativos em concursos nacionais e internacionais, ativando estações em acampamentos e expedições, promovend o radioescotismo para seus jovens o ano todo. E detalhe, boa parte de seus operadores, senão todos, são membros do Araucária DX Group, mostrando a excelência das suas capacidades técnicas e operacionais.
Citei a PY3UEB, por ser atualmente a estação de maior destaque dentro do Movimento Escoteiro no Brasil. Mas temos diversos outros exemplos no Brasil todo:
- PY1EDB - Grupo Escoteiro David de Barros, pioneira no Radioescotismo no Brasil e que se mantêm ativa até hoje, colocando seus jovens no ar em diversas ocasiões durante o ano;
- PY2GJR - Grupo Escoteiro João Ramalho, sempre ativa em acampamentos e no JOTA, e muito conhecida em função de um valoroso trabalho desenvolvido por anos pelo nosso saudoso Chefe Barbosinha - PY2ZZ; a PY2GJR sempre promove grandes acampamentos no JOTA, com cerca de 200 e 300 jovens e mesmo assim consegue colocá-los para falar no rádio na forma de confraternização, e ainda conseguem ganhar a fase competitiva por vários anos;
- PY5GBE - Grupo Escoteiro Brigadeiro Eppinghaus, que já formou diversos radioamadores em Curitiba e continua sendo o coração do radioescotismo no PR;
- PR7UEB/PR7JP - Estação da Região da Paraiba da UEB que através da coordenação do Chefe Jorge realiza um trabalho magnífico nas regiões Norte-Nordeste do páis;
Ainda temos o Baden Powell DX Group - BPDXG, que procura estimular a prática do DX e da rádio-competição, promovendo expedições escoteiras por todo o país.
Participamos também das duas edições da FENARCOM, realizadas em Indaiatuba, com o objetivo de divulgar nossas atividades e inserir o radioescotismo no cenário do radioamadorísmo nacional. Todo essse esforço foi realizado com recursos próprios (locação do espaço, banners, instalações, etc), que embora de maneira modesta aos olhos de muitos, nos onerou financeiramente de maneira significativa. Mas fazemos isso acreditando no Escotismo e acreditando que o radioamadorísmo contribui efetivamente para o fortalecimento do caráter do jovem.
Ou seja, temos uma série de exemplos que comprovam que o Radioescotismo e o JOTA são viáveis e seguem todas as orientações do escotismo idealizado por Baden Powell. Resta agora descobrir porque alguns grupos e radioamadores não conseguem sair da "calmaria" em que se encontram.
Ainda sobre o JOTA, principalmente para os colegas que nunca acompanharam de perto a sua história no Brasil, a atividade sempre foi muito bem aceita e aplicada, desde a época do saudoso Chefe Wulmar Bisaggio - PY4WB, que introduziu a competição no JOTA para estimular a participação no Brsil e isso é inquestionável ao longo da história da atividade. O JOTA passou por diversos coordenadores nacionais no mesmo formato que ainda é aplicado hoje, sempre agregando novos grupos e formando novos radioamadores. Em meados da década de 90 o JOTA alcançou seu maior nível de participação no Brasil e o maior número de radioamadores escoteiros participando da atividade, em função de um trabalho desenvolvido a "muitas mãos" por todo o país, com uma equipe coesa e dedicada, interessada única e exclusivamente no aprimoramento do Radioescotismo, como mais uma opção de atividade escoteira, que chamamos de área de interesse. Infelizmente no final da década de 90, um pequeno grupo de radioamadores ligados ao Movimento Escoteiro tomou de asssalto a coordenação do JOTA, desmerecendo o trabalho de muita gente no país inteiro e tentando dar uma "nova cara" à atividade. RESULTADO: tivemos os piores índices de participação da atividade conforme compravam os próprios relatórios da coordenação desse período. Já no início dos anos 2000, diante dos péssimos resultados apresentados e da quase extinção da atividade, a Direção Nacional da UEB se viu obrigada a reestabelecer a antiga Coordenação do JOTA. Mas nesse processo todo perdemos muita gente que fazia a diferença e tivemos muita dificuldade em recuperar o estrago feito. Mas hoje já vivemos um outro cenário dentro do Radioescotismo e do JOTA no Brasil, mesmo com algumas deficiências que estamos trabalhando para corrigir.
Com certeza o assunto das premiações dos últimos JOTA's e dos CQWS's virão a tona novamente na lista. Acredito que esse assunto já foi amplamente discutido, e vale lembrar novamente que ele não deveria ser a essência da atividade. Mas entendo que o regulamento anterior dava uma margem de entendimento equicado com relação aos objetivos reais do JOTA (Fase Confraternizante X Fase Competitiva), principalmente por àqueles radioamadores que tinham menos contato com os grupos escoteiros. Mudanças estão sendo feitas para este ano, para que essas lacunas de interpretação sejam de vez tapadas, tornando o JOTA um atividade realmente escoteira e que conta com a participação dos radioamadores. Este conceito e formato são mundiais, e a atividade não existe, ou existe de forma ineficiente sem o envolvimento da comunidade radioamadora. Com relação aos prêmios dos últimos anos (do JOTA e do CQWS), estes foram apresentados durante a Assembléia Escoteira Nacional, realizada em Abril na cidade de Bento Gonçalves-RS. Os prêmios não retirados na ocasião, seguiram para cada Estado através de representates das Regiões Escoteiras, e já se encontram disponíveis nos Escritórios Regionais da UEB ou com os Organizadores Regionais do JOTA.
Ganhar o JOTA é segunda, terceira, quarta prioridade!! O que de fato importa, ou deveria importar é o acesso do jovem ao rádio e a aprendizagem pelo aprender fazendo. Mas isso não depende da Equipe Nacional, nem das Equipes Regionais de Radioescotismo, que existem para DIRECIONAR e ORIENTAR as ações dos grupos e radioamadores. Mas infelizmente ainda temos muitos grupos e radioamadores que dispensam esse trabalho e agem por vontade própria, disvirtuando a natureza do Jamboree no Ar, ferindo a verdadeira intenção e significado da nossa atividade.
Mesmo com todas as iniciativas listadas ainda encontramos pessoas que procuram (mais uma vez) desabonar o trabalho de muita gente no Brasil; trabalho esse voluntário e MUITAS VEZES financiados por nós mesmos. Isso é realmente uma pena, um balde de água fria. E é uma pena maior por se tratar de pessoas ligadas ao Movimento Escoteiro, que deveriam procurar colaborar no sentido de dirimir dúvidas com relação ao JOTA, mas que acabam criando mais questionamentos do que soluções e sugestões que visem aprimorar a atividade.
Para não causar mais discussões sobre o tema na lista, convido os colegas que pelo menos procurem conhecer o trabalho dessas pessoas que trabalham nos 4 cantos do país. Posso indicar pessoas em vários estados para que vocês conheçam de perto as verdadeiras intenções do Radioescotismo, sobretudo do JOTA. Existiam alguns pontos sobre o JOTA que eu não poderia deixar de esclarecer, que a partir de agora certamente vão ser melhores entendidos e aceitos pelas colegas que vêm com bons olhos o nosso esforço em acertar, mesmo que nem sempre isso seja possível. E espero contar com o apoio dos colegas radioamadores, não só do Araucária mas dos mais diversos grupos de DX que temos no Brasil. Vocês são referências para nós, fontes de conhecimento e podem ser grandes estímulos para que os nossos jovens se tornem grandes radioamadores, perpetuando o nosso grande hobby.
73 a todos,
Sempre Alerta
Marcelo, PY2OMT
Equipe Regional de Radioescotismo - UEB/SP
Baden Powell DX Group - BPDXG
------------------------------------------------------------------------------
E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui.
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.
------------------------------------------------------------------------------
_______________________________________________
Araucaria mailing list
Araucaria em araucariadx.com
http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20090810/d8b79fbc/attachment.html
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria