(Araucaria) Antena de 160 metros !
py4was
py4was em powerline.com.br
Segunda Dezembro 29 11:45:01 BRST 2008
Prezados Amigos ,
Esse assunto vai longe , cada um costuma ver sobre um determinado angulo.
Com a permissão dos colegas , vou também expressar minha opinião.
E desde já , estou aberto a ouvir CRÍTICAS , caso não concordem.
Quando resolví assuir o CWJF em 1992 , uma de minhas PRIORIDADES ( num momento de queda acentuada de participação de estações em nossos concursos nacionais ) , foi justamente CRIAR um concurso que procurasse ser ATRAENTE , COMPETITIVO e o mesmo tempo propiciasse condições iguais a todos os participantes , dentro de uma lógica normal.
O que significava isso : SIMPLES , eu procurei , após analisar vários concursos nacionais da época e alguns internacionais , para obter um conjunto de normas que me possibilitassem chegar ao objetivo traçado.
Parece que deu certo , pois já no primeiro ano , SUPERAMOS o total de participantes do maior concurso da época , que era o famoso GPCW.
Recebemos muitas sugestões , críticas , opiniões , e todas foram analisadas no intuito de aproveitar aquelas que realmente poderiam acrescentar melhoras no regulamento inicial. E ao longo dos p3 primeiros anos , fizemos várias adaptações , com idéias sugeridas pelos participantes.
O que representa para mim , condições iguais de participação ( sem esse requisito básico , não existirá MOTIVAÇÃO ) ?
1 ) Uns tem LINEAR , outros não tem. Mas é algo acessível a todos.
2 ) Uns tem DIRECIONAL ou CÚBICA , outros não tem. Mas também é algo acessível a todos.
3 ) Competição MULTI-FAIXAS. Todos os rádios da década de 90 para cá , possuem todas as faixas.
Essas condições acima são básicas e não evitam contestações ou dificuldades.
Agora vou colocar as polêmicas :
1 ) Operação QRP.
Hoje em dia , com as antenas existentes , é muito difícil voce ter condições de AFIRMAR que ele não está operando QRP , mas é notório o DESCRUMPRIMENTO por uma parcela grande de operadores dessa categoria , tornando IMPOSSÍVEL a competição em igualdade. Operar com %w ou com 100W dá pra perceber , tendo uma antena cúbica ou direcional ? Me desculpem , mas não dá. Portanto , é uma Categoria que alguns , INFELIZMENTE a utilizam no intuito de dizerem que venceram um concurso , sem termos como invalidá-los. É assunto polêmico. Já viví essa situação no início do Manchester Mineira.
2 ) Operação na faixa dos 160 metros.
É para mim , a mais polêmica de todas. Simplesmente porque RARÍSSIMOS Radioamadores ou Grupos possuem condições de terem antenas para essa faixa , criando-se assim , um diferencial no resultado final. Eu pergunto aos entendidos : quantas estações no mundo possuem antenas para 160 metros. Essa faixa ( sem falar também na de 80 metros , não vamos esquecer ) , ela é um DIFERENCIAL que pode influir no resultado , diminuindo as possibilidades de competição de vários Grupos ou Estações individuais.
Tem mais , se quisermos alongar o assunto , mais fico nessas duas apenas.
Muitos dirão assim : isso serve de incentivo para os outros tentarem também desenvolver um parque de antenas compatíveis com a do FINLANDÊS. Não deixa de ser verdade , mais quantos tem condições FINANCEIRAS e de ESPAÇO para tal finalidade ?
Resumindo , eu penso ( me permitam ) , que quanto mais se abrem novas modalidades ou alternativas nos concursos , mais DIFÍCIL ficam as possibilidades de contrôle de tais estações. hoje em dia , existem tamanha gama de variáveis , que voce não sabe nem em qual categoria vai se incluir.
Aos que tiveram a paciência de lerem o que escreví , peço desculpas se não concordarem , mais esse é o meu pensamento , que venho vivendo ao longo desses 35 anos como radioamador que gosta de concursos , que estuda vários regulamentos de concursos internacionais , sempre procurando ver novidades interessantes e atrentes para os participantes.
Sem mais , desejo a todos , um FELIZ 2009 , com muita SAÚDE , PAZ , ALEGRIAS e SUCESSOS , extensivo ao QTH de todos.
73's Ed - PY4WAS
Presidente do CWJF
===================================================================================
Em 29/12/08, Felipe Ceglia - PY1NB <felipeceglia2 em gmail.com> escreveu:
Senhores,
O que mais me fascina nessa história de contestes é ter desculpas pra sempre buscar melhorar a estação e os pilotos da estação.
Como experiência própria, posso citar a PR1T:
Depois que eu e o Fábio PY1ZV e a turma aqui do Rio nos metemos nesse projeto, podemos dizer que aprendemos milhares de novidades para resolver os problemas que nós mesmo criamos com essa idéia maluca. (Outros colegas participaram da montagem da estação, mas nós que estamos
balizando o projeto e estamos nisso até o pescoço, conhecendo cada detalhe do projeto)
Tivemos que estudar como funciona interação entre antenas e transmissores em bandas diferentes, como fazer pra não torrar os front ends dos rádios, como fazer stubs, como otimizar yagis, como modelar antenas no eznec, como fazer penetrox em casa, como soldar melhor os PL259 pra não dar problema, como resolver mau contato no relé de linear com a estação fazendo running, como arrumar um linear em estado de sucata e faze-lo viver (pra economizar uns tostoes), como montar e principalmente como não montar antenas em torres onde já tem antenas, como ter foco nas compras e não sair comprando tudo que é novidade na feirinha digital assim que pinta uma grana na mão hihihi, como tirar RF do shack e principalmente dos PCs, o que observar nas bandas, como monitorar aberturas e identificar possibilidades nas bandas... entre mil outras coisas menores e maiores.
Vejo essa batatada toda que escrevi acima como uma excelente oportunidade de exercer o radioamadorismo, estudar, pesquisar, aprender (ou nao, hihi) e colocar em prática, testando exaustão os operadores e a estação.
O fato do novo setup da PR1T ter aguentado a operação do último CQWW sem quebrar, e sem maiores pormenores, foi uma vitória em si, nos deixou radiantes. Ter feito um score razoavel, ainda que bem longe das grandes estações, foi fantástico.
A brincadeira toda acaba sendo uma seleção natural. Quem investe mais, tem mais aluminio e mais watts irradiados, atrai melhores operadores.
Mesmo sabendo que com poucos recursos é praticamente impossível alcançar as grandes estações, cada concurso aprendemos coisas novas e melhoramos muitas vezes em passo de formiguinha.
Se eu tivesse condições, faria exatamente o que a turma do radio arkala fez. hihi
Com arame, fita crepe e ajuda dos amigos, tudo é possível! hihi
73 a todos e bom 2009!
Felipe - PY1NB
PR1T team member
http://www.dxwatch.com
http://skimmer.dxwatch.com
http://riodxgroup.dxwatch.com
==================================================================================
Cicero Xavier Silva wrote:
Olá Pessoal
Em anexo há um artigo que escrevi, sobre radioamadrismo e competição.
Assim é possível lê-lo ou não.
73
Xavier, PY7ZY
2008/12/25, josé maria berezoski <py5xh em hotmail.com
mailto:py5xh em hotmail.com>>:
O pessoal do clube OH8X concluiu a construçao de uma direcional de 5 elementos para 80M e outra de 3 elementos para 160M montadas numa torre de 100m de altura. O boom tem 60M de comprimento e e possivel andar dentro dele!!
Um abraço a todos e feliz 2009.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20081229/1361cb5a/attachment.html
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome : não disponível
Tipo : image/gif
Tam : 7746 bytes
Descr.: não disponível
Url : http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20081229/1361cb5a/attachment.gif
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria