(Araucaria) Ele está de volta.

Leonardo pp1cz em terra.com.br
Terça Setembro 25 21:01:19 BRT 2007


Boa noite amigos.
Boa notícia mesmo o retorno do Peter à Banda Mágica.
O Peter é referência mundial de 6 metros, e não podemos abrir mão de sua valiosa ajuda na formação de novos operadores para todas as bandas.
Penso que o DXista que consegue se dar bem em 6 metros, se dá bem nas outras bandas também, justamente por ser esta, uma banda seletiva e que exige de seus operadores muito bom ouvido, paciência em esperar por vários dias (até anos) por uma boa abertura, destreza na hora de fazer o contato e em não perder a oportunidade, saber CW pois é uma modalidade sólida e que permite contatos em condições débeis de propagação,  por possui todos os tipos de propagação, e mais uma série de razões. 
Saber diferenciar o tipo de propagação que nos possibilitou o contato, como uma F2, uma Long Skip, uma Transequatorial (TEP), uma Back Scatter, F4, etc. somente com estudo e treino. 
Com o Peter e o André (PY0FF - que me apresentou esta banda) aprendi muito sobre as nuances de 6 metros.
Permitam-se uma confissão: na primeira vez que estive em Fernando de Noronha, na Pousada da Morena, do André, Morena e sua estimada família, em outubro de 1991, não entendia a insanidade do André que ficava como um louco cada vez que conseguia contato em 6 metros. Naquela época, com seu FT 757 GX e um Transverter da Yaesu, de poucos Watts ele deixava os japoneses ensandecidos.
Não entendia a excitação dele e a forma como ele nos narrava cada contato, dizia ele: " ... puxa Léo, trabalhei mais de 100 japoneses em 6 metros ao meio dia..." - hoje, graças ao conhecimento adquirido com os ensinamentos destes e de outros excelentes operadores de 6 metros (o sumido Fred PY2XB, e tantos outros), entendo perfeitamente a felicidade do André, há exatos 16 anos.

Queiram desculpar o longo e-mail, neste vida corrida que levamos onde nos sobra pouco tempo para os afazeres, quiçá para ler um e-mail enorme como este, mas acho que um testemunho de que esta é uma banda, uma vertente à ser explorada neste nosso panteão, para que os mais novos, ou mesmos os experientes e que ainda não conhecem 6 metros, tentes algo de novo. A esmagadora maioria dos equipamentos vendidos no mercado hoje já possui esta banda, e uma antena Yagi de ao menos 03 elementos é do tamanho de uma antena de TV, e com custo bastante razoável.

Para aqueles que já conhecem a banda e para aqueles que nela pretendem iniciar, o Peter e tantos outros que certamente não citei aqui, mas que igualmente são merecedores de destaque, serão sempre referência e um apoio que certamente nos trarão muitos benefícios.

A respeito do Ciclo Solar 24, já estou me preparando: minha Yagi de 9 elementos com 12 metros de gôndola da M2 está em manutenção e no início de 2008 irá para uma nova torre. 
Sem desmerecer outras marcas, mas tive oportunidade de ver uma Yagi de 6 elementos produzida pelo Horta (PY2HI) e é de excelente qualidade. Tenho, além da antena da M2, outra Yagi de 5 elementos, esta da Electril, e que rende muito bem, com baixa estacionária. Basta que se troque a ferragem para aço inox, é uma opção muito boa também.
Amigos, mãos à obra, vamos habitar esta banda e compartilhar momentos de raro prazer.
Me desculpando pelo tamanho do e-mail (quando se fala de 6 metros me empolgo) - Forte 73 de PP1CZ.
"Here comes the sun"
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20070925/a466c88a/attachment.html 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria