(Araucaria) Only Norte America ?
Mario
py4fq em globo.com
Segunda Maio 7 10:13:22 BRT 2007
Eu falei que o assunto, de minha parte estava encerrado, mas como alguns continuam não entendendo o meu ponto de vista - talvez porque eu seja um simples desconhecido - volto a ele.
Eu não falei que era errado colaborar com as expedições, pelo contrário, sou a favor de ajudá-las, e sempre as ajudo, dentro de meus parcos recursos.
Quanto ao Honnor Roll, reconheço que a minha observação foi inadequada, pois quem tem mais recursos financeiros, pode ter melhores equipamentos, morar em um lugar sem ruídos, etc...
O que eu acho IMORAL é PAGAR para ter um QSO! "Furar a fila", em pleno pile-up.
Deu prá entender? Se não deu, acabo de descobrir que falo Javanês....
Mario - PY4FQ
Mario, bom dia:
Gostaria de dizer tres coisas:
1) É verdade que tem mais dinheiro chega ao HONOR ROLL com mais facilidade. Pode comprar torres mais altas, antenas com mais elementos, colocar tudo isso numa fazenda longe de cidades(ruidos), amplificadores lineares com mais potencia. Também é verdade que alguns já chegaram ao Honor Roll operando QRP (N8BJQ). Mas a melhor estação não daria um HR a alguem que nao soubesse operar.
2) Há alguns anos atrás, morei numa localidade que me proporcionava pile-ups noite após noite. Eu era professor até as 23:00, e ao chegar em casa ficava no radio ate cerca de 01:00. Duzentos, trezentos QSO toda noite, e os pile-ups não diminuiam. Geralmente eu operava "by numbers". Quanto maior , mais tempo eu ficava naquele "numero". Quando eu dizia (em CW) "only 1", japoneses, e europeus somente respondiam se fossem realmente numero 1. Sulamericanos (inclusive brasileiros) entravam independente do numero no indicativo. Se voce trabalha esse cara, fora de ordem, perde-se o respeito pelo operador e a coisa desanda. Ninguem mais respeita, e vira o caos. As vezes, quando não entrava por algum tempo nenhuma estação da Africa, eu pedia only AF, e era um tal de PY's, LU's, CE's, YV's, HK's, e outros chamando que dava até uma certa duvida: esses caras são surdos, ou são burros?
3) Já contribui para expedições as quais não consegui trabalhá-las. Mas, muito mais vezes, trabalhei expedicoes em que nao dei nenhum centavo antecipadamente. Sempre mando pelo menos 2 dolares anexo ao QSL para expedicoes. Para operações onde o cara está na casa dele, não. E tenho certeza de que, na proxima expedicao, ele vai se lembrar de que eu manifestei gratidao pelo sacrificio que ele fez indo até aquele lugar desgraçado só para me dar o prazer de um novo pais/entidade (argh!). E, tenho certeza, vou trabalhá-lo novamente.
Mas não vou perder o sono nem os amigos por causa disso!
Um grande abraço, e mantenha a calma. Nem só de DXCC se vive (graças a Deus)!!!!
Wesley (PY5FB / PY2RW)
A proposito: acabei de receber licança para operar P5RW.
Mario <py4fq em globo.com> escreveu:
Parece-me que os mais abastados entram para o Honnor Roll com muito mais facilidade. Eu, e muitos outros, que só podemos enviar alguma "verdinha" junto com o QSL, ficamos na sobra. Isto é, se sobrar tempo atenderemos vocês....
Tá parecendo até coisa da inquisição: quem dava mais para a Igreja, mais chances tinha de entrar no Reino dos Céus, KKKKKKKKK.
Mario - PY4FQ
Olá a todos
Se esta opinião do Maia for de aceitação geral, estarei rasgando meu DXCC e leiloando meus rádios.
O que o Peter colocou, concordo plenamente "contribuir espontaneamente", é uma coisa, e em algumas ocasiões já tive este procedimento , mas tirar proveito disto acaba matando o espírito radioamadorístico.
Abs
Ademir py2sp
Parabéns Peter
Muitos da lista não sabem, mas há alguns casos dignos de serem lembrados:
1 - Jaime Frecko - PY2CK, precisava ABU-AIL, quandop foi anunciada a expedição ele mandou U$ 200.00. naquela época não havia nada de comunicação, ele recebeu dos expedidores que no dia tal, a tal hora e em tal frequencia, estariam chamando por ele. Dito e feito, naquele momento, naquela frequencia o operador disse "QRX todo mundo, somente PY2CK". O Jaime entrou e trabalhou.
2 - NOsso Grupo aqui de Curitiba., há muito tempo, quando saiu a primeira expedição para VK0HI, Heard Island, nos cotizamos e enviamos U$ 500.00, recebemos a informação que nosso nnumero era "104", quando a operação estava em andamento, entrei e disse : "Jim - 104". Ele disse :"QRX`todo mundo, somente 104". Trabalhamos todos.
3 - Certa ocasião, o Fernando EA8AK - numa expedição para para a Guine Bissau, chegou uma hora ele disse - Não vou atender Brasil e Argentina. Motivo - falta de educação e respeito.
O que esta faltando para (alguns) operadores é ética operacional, respeito. Na hora que os operadores tiverem respeito vamos ser atendidos.
Quanto a uma operaçâo de peso concordo 1.000%.
73
Maia
--------------------------------------------------------------------------
_______________________________________________
Araucaria mailing list
Araucaria em araucariadx.com
http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria
_______________________________________________
Araucaria mailing list
Araucaria em araucariadx.com
http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria
__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/
------------------------------------------------------------------------------
_______________________________________________
Araucaria mailing list
Araucaria em araucariadx.com
http://list.araucariadx.com/mailman/listinfo/araucaria
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20070507/d10a2e89/attachment.html
Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria