(Araucaria) PLC no RS

Fabiano Viana Fviana em fras-le.com.br
Segunda Julho 9 08:26:35 BRT 2007


  

Bom Dia a Todos

 

Segue em abaixo matéria editada no Caderno Globaltech do Jornal Zero Hora de Porto Alegre/RS, em 09/07/2007.

Ou acessem o link:

http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=8064&template=&start=1&section=Globaltech&source=Busca%2Ca1553868.xml&channel=9&id=&titanterior=&content=&menu=172&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

 

Boa Leitura

 

73/DX

 

PY3VK - Fabiano

CW OP

PY3UEB - ZX3S - PT3T

Baependi Radio Scout DX Team

 

 

 

 

Tecnologia

Internet elétrica

 

 

 

  <http://anuncio.clicrbs.com.br/RealMedia/ads/click_lx.ads/clicrbs/RS/zerohora/Globaltech/764798457/x06/OasDefault/calhau_disquesim_full06_jor_rs/trans_oas.gif/61633139303733323436356666356130> 

Power Line Communications (PLC) é uma tecnologia que utiliza a rede elétrica para transmitir dados e voz em banda larga. Ou seja, os mesmos fios que abastecem uma casa de luz podem ser usados para - numa freqüência diferente à da transmissão de energia - se conectar à Internet.

A tecnologia foi criada na Grã-Bretanha nos anos 90, e já é usada em países europeus, Estados Unidos e Japão. Uma das grandes vantagens da PLC é que qualquer ponto ao longo da rede elétrica pode se tornar uma conexão. Basta plugar o equipamento de conectividade (normalmente um modem) à tomada. Além disso, o sistema utiliza uma infra-estrutura já instalada e amplamente distribuída (97% dos brasileiros têm acesso à energia elétrica), o que torna a PLC uma esperança para fazer a Internet chegar aos rincões mais remotos, onde não há telefonia fixa nem sinal de telefone móvel.

Mas existem ainda muitos problemas a serem resolvidos, como ficou claro durante o 8° Seminário de Tecnologia Power Line Communications, realizado semana passada em Porto Alegre. O maior deles é a interferência. O temor é de que a PLC transforme a rede elétrica numa grande antena, poluindo o sinal de outros equipamentos que utilizam radiofreqüência, como receptores de rádio, telefones sem fio e alguns tipos de interfone. 

A Labre, entidade que reúne radioamadores brasileiros, chega a prever o fim do radioamadorismo no Brasil. Toda a parte da banda de rádio de onda média (1,7MHz a 3 MHz) e toda a onda curta (3MHz a 30 MHz) ficariam completamente prejudicadas e inutilizáveis. 

Além de interferir, o sinal da PLC também pode sofrer interferências de eletrodomésticos como chuveiros, reatores de lâmpadas fluorescentes, motores de escova, dimmers de luz, secadores de cabelos, aspiradores e furadeiras elétricas.

- Um dos obstáculos ao avanço da PLC é que ainda existe muito ruído interferindo nas transmissões. Será preciso purificar o sinal - reconhece André Imar Kulczynski, presidente da Procergs, a empresa de processamento de dados de Porto Alegre.

A Procergs é uma das pioneiras no uso da PLC no Brasil. Desde o fim do ano passado, em associação com a CEEE, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Senai, vem realizando uma experiência com o uso da tecnologia na Restinga, bairro da zona sul da Capital. Já são 3,5 quilômetros de rede, partindo da subestação da CEEE. O projeto utiliza equipamentos de primeira geração, fabricados pela Mitsubishi (e distribuídos no Brasil pela Hyper Trade Telecom) para eliminar os ruídos de transmissão. O monitoramento feito pela UFRGS não registrou, até agora, nenhum caso de interferência.

- O projeto já deixou a fase de experiência e virou realidade - diz Kulczynski, ressaltando o aspecto social da iniciativa.

Quatro pontos da Restinga estão conectados à rede: a escola municipal do bairro, o posto de saúde, a escola técnica do Senai e o centro administrativo da prefeitura. Nesses locais, a população tem acesso à Internet e pode consultar os terminais de auto-atendimento da prefeitura e da CEEE, obtendo documentos, segundas vias, alvarás e outros serviços. 

Nos planos para o futuro estão um projeto de ensino à distância e um de telemedicina, em convênio com o Hospital Presidente Vargas. Os médicos acompanharão, via Internet, em tempo real, os exames de ultra-som de gestantes feitos no posto de saúde.

- A tendência é de crescimento do projeto - afirma o presidente da Procempa.

 

 

 

 


Esta mensagem é exclusiva ao seu destinatário e contém informações confidenciais protegidas por sigilo profissional ou cuja divulgação é proibida por lei. O uso de tais informações é proibido e sujeito às penas cabíveis. Caso você não seja o destinatário desta mensagem, favor desconsiderá-la.



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20070709/c047e6f2/attachment.html 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : não disponível
Tipo  : image/gif
Tam   : 2074 bytes
Descr.: image004.gif
Url   : http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20070709/c047e6f2/attachment.gif 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : não disponível
Tipo  : image/gif
Tam   : 73 bytes
Descr.: image005.gif
Url   : http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20070709/c047e6f2/attachment-0001.gif 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : não disponível
Tipo  : image/gif
Tam   : 43 bytes
Descr.: image006.gif
Url   : http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20070709/c047e6f2/attachment-0002.gif 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria