(Araucaria) PL 1.161/2007

pu3xpg pu3xpg em yahoo.com.br
Domingo Dezembro 30 20:03:33 BRST 2007


Fonte da informação:
http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec83496,0.htm

Quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Taiwan substituirá lâmpadas por LEDs para economizar energia

Governo deve proibir a produção de lâmpadas incandescentes a partir de 2010 e erradicar seu uso em 2012

TAIPÉ - Taiwan eliminará o uso de lâmpadas incandescentes, que serão substituídas por diodos emissores de luz (LEDs) até 2012, a fim de economizar energia, disse nesta quarta-feira, 21, 
Yeh Huey-ching, funcionário do Ministério da Economia. 

O governo proibirá a produção de lâmpadas incandescentes a partir de 2010 e erradicará seu uso a partir de 2012, explicou Yeh, diretor do Escritório de Energia do Ministério.

O país gastou 26 bilhões de quilowatts-hora na iluminação pública em 2006 e espera uma economia de 41% de energia com a mudança, acrescentou.

Taiwan também planeja a revisão de seu sistema de transporte público e os impostos sobre o uso de veículos, para incentivar a economia de energia.


----- Original Message ----- 
From: Christianini 
To: araucaria em araucariadx.com 
Sent: Sunday, December 30, 2007 7:35 PM
Subject: Re: (Araucaria) PL 1.161/2007


Trechos do bate-papo, realizado em 10/01/2006, com Oswaldo Sanchez Junior, Bacharel em Física, pelo Instituto de Física da USP, e Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), e Marcos Rocha de Avó, Consultor da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do mesmo Instituto, sob o tema: "Luz para o século 21: tecnologia LED".

...Alguns trabalhos apontam para uma substituição de tecnologias convencionais por tecnologias a LED, o que, em alguns segmentos, isto já é realidade (sinalização). Em outros segmentos, isto poderá ocorrer no horizonte de até 15 anos (iluminação residencial, iluminação comercial etc.).

...Do ponto de vista científico, é possível desenvolver tecnologia LED no Brasil. Porém, essa tecnologia ainda não é uma realidade de mercado para as empresas produtoras brasileiras. No exterior, há diversos casos de programas de incentivo governamental ao desenvolvimento das tecnologias LED para iluminação, sinalização e visualização.

...Para ambientes abertos, há necessidade de fontes emissoras de alta intensidade. Esta é uma característica que a tecnologia LED ainda não oferece. Apesar de sua robustez construtiva e grande versatilidade nas aplicações, para substituir luminárias para iluminação pública, ainda será necessário muito investimento em pesquisa em termos mundiais. Existem estimativas de que lâmpadas fluorescentes serão substituídas até 2020.


...Como as fontes luminosas a LED são muito eficientes, para atingir o mesmo resultado de uma lâmpada incandescente de 40W, existem produtos já comerciais a LED que consumiriam 4W.

Parece-me que o Deputado, autor do PL, deveria sim estimular a pesquisa e o desenvolvimento de material de iluminação já mais avançado que as lâmpadas fluorescentes. A maioria das propostas apresentam resolução imediatista, e não futurista.
Àqueles se interessarem em ler todo o bate-papo a respeito do assunto, consultem:

http://www.ipt.br/atividades/servicos/chat/?ARQ=202


Boas Festas e Feliz 2008

Luis - PU2LJJ


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://list.araucariadx.com/pipermail/araucaria/attachments/20071230/dce3ef80/attachment.html 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Araucaria